Roubo no Nubank preocupa clientes sobre segurança dos dados na fintech

No mundo digital uma das maiores preocupações é se há realmente segurança de dados nas transações online. Um dos recentes casos preocupou diversos clientes da fintech Nubank, depois que bandidos conseguiram acessar a conta digital de um usuário e roubaram R$146 mil.

Roubo no Nubank preocupa clientes sobre segurança dos dados na fintech (Reprodução/Internet)
Roubo no Nubank preocupa clientes sobre segurança dos dados na fintech (Imagem: Reprodução/Internet)

Depois do caso ocorrido em dezembro, no qual um cliente compartilhou nas redes sociais o relato de que sofreu um assalto e teve o celular roubado. No dia seguinte, percebeu que foram transferidos R$ 146 mil de sua conta do banco Santander para sua outra conta, de mesma titularidade, no Nubank.

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Logo após este feito, os criminosos começaram a emitir boletos para outras NuContas, no total de R$ 27 mil. O valor restante, de R$ 119 mil, foi transferido para 24 pessoas desconhecidas.

Após o caso, diversos clientes ficaram preocupados sobre a questão da segurança. Em resposta, o Nubank informou que a cliente foi contatada, e a empresa tomou as devidas providências para poupá-la de impactos financeiros. Além disso, declarou que as investigações continuam.

Existem algumas dicas que os especialistas detalham para os clientes, entre elas: ter atenção com as senhas de cartões, sem divulgar o número para terceiros.

Caso seja necessário descartar o cartão, por perca de conectividade ou outros pontos, a dica é que o chip seja destruído por completo. Outro ponto é não utilizar o aplicativo em outros sites, além de ter a possibilidade de salvar as senhas no aparelho.

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Caso receba uma ligação suspeita, é recomendado encerrar a chamada e realizar uma nova ligação para o banco utilizando outra linha telefônica. Certifique-se, sempre, de que está ligando para os números oficiais de atendimento de seu banco.

Já no casos em que é solicitado atualização de dados é necessário ficar atento aos pontos e a garantia. Desta forma, bancos pontuam que este procedimento não é comum por parte das instituições financeiras.

Por isso, o cliente não deve fornecer senhas ou códigos de acesso ou de validação para transações digitais (como chave de segurança e token). Nos pontos em que o banco ligar, ele não solicitará a senha em nenhum momento.

Esse pedido só ocorre nos casos em que a ligação parte do próprio cliente, que liga para o banco a fim de realizar alguma transação.