INSS: lista com doenças que dão direito a aposentadoria sem carência

As novas regras para a solicitação da aposentadoria já estão em funcionamento e muitos brasileiros estão em dúvidas quanto aos direitos e prazos dos benefícios. Entre os questionamentos, há o tempo de carência determinado para a liberação dos pagamentos fornecidos pelo INSS. Nesse caso, é preciso saber que, sendo portador de alguma doença grave, o segurado legalmente não precisa cumprir o período de espera.

Segundo a justiça, por meio do artigo 26 da Lei de Benefícios da Previdência Social nº 8.123/91, os brasileiros portadores de doenças específicas não devem se submeter ao tempo de contribuição, tendo direito a aposentadoria a qualquer momento.

Leia também: Conheça o novo valor da contribuição INSS para donas de casa

Essa lista é renovada a cada três anos e fornece a isenção em caso de câncer, hanseníase, cegueira, tuberculose ativa, nefropatia grave, alienação mental, entre outras. Este ano, estarão livres do tempo de espera aqueles que apresentarem os seguintes laudos médicos:

  • Tuberculose ativa;
  • Hanseníase;
  • Alienação mental;
  • Câncer (Neoplasia maligna);
  • Cegueira;
  • Paralisia irreversível e incapacitante;
  • Cardiopatia grave;
  • Doença de Parkinson;
  • Espondiloartrose anquilosante;
  • Nefropatia grave;
  • Estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante);
  • Síndrome da deficiência imunológica adquirida (AIDS);
  • Contaminação por radiação, com base em conclusão da medicina especializada;
  • Hepatopatia grave.

Como comprovar

Para poder ter direito aos valores da aposentadoria, os segurados precisarão dar entrada no pedido do benefício e submeterem-se ao laudo médico realizado pelo próprio INSS.

Para isso, é preciso acessar o portal do instituto e agendar uma consulta em um dos pontos de atendimento.

Leia também: Marketing do Nubank intriga clientes sobre segurança de dados

Há casos em que os profissionais de saúde vão até a casa do beneficiário, desde que ele comprove a incapacidade de ir até um centro hospitalar.

O resultado final se dá por meio da realização de exames que deverão ser atualizados periodicamente, mesmo após a concessão do benefício.

Prova de vida do INSS

É válido ressaltar que, ao começar a receber os pagamentos, os segurados precisão ficar atentos também a suas atualizações de vida.

Todos os aposentados e pensionistas do INSS precisam, anualmente, ir até suas agências bancárias para comprovar que estão vivos e continuarem tendo direito aos auxílios.

O procedimento é simples, basta ir até a instituição financeira portando um documento original com foto e automaticamente o cadastro será atualizado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.