Declaração IR 2020: gastos com saúde podem diminuir valor do seu imposto

Se você está se preparando para começar as declarações do IR 2020 (Imposto de Renda), fique atento. Entre os gastos aplicados, as despesas com saúde são uma boa oportunidade para obter descontos no valor total do tributo, entretanto é preciso tomar cuidado para que as mesmas não coloquem seu nome na malha fina.

Declaração IR 2020: gastos com saúde podem diminuir valor do seu imposto (Imagem: Reprodução - Google)
Declaração IR 2020: gastos com saúde podem diminuir valor do seu imposto (Imagem: Reprodução – Google)

Os valores relacionados a consultas, cirurgias e planos são aceitos pela Receita Federal, de modo que deduzam a cobrança final do IRPF 2020. Entretanto, para que isso aconteça é preciso ter em mãos todos os comprovantes de pagamentos que validem tais despesas.

Leia também: Imposto de Renda 2020 ganha novas regras! Anúncio será feito pela Receita

A quantia total a ser paga ou restituída não é tabelada e varia de acordo com a renda do contribuinte.

Na hora de descrever a declaração, o diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos, reforça para que essas despesas sejam analisadas uma por uma, verificando se todas estão dentro das exigências do IR, de modo que evite cair na malha fina.

Segundo o especialista, os dados referentes aos gastos médicos são uns dos principais motivos dos entraves na hora de receber as restituições. Ele explica que normalmente a população não consegue comprovar os números e isso os impossibilita de serem aprovados.

“A Receita Federal vem fechando o cerco em relação a esses dados, fato é que 25,1% das declarações que foram parar na malha fina em 2019 tiveram questões de despesas médicas”, afirmou.

É válido lembrar que diferentemente da educação, há um limite de deduções por parte das despesas médicas. Isso significa que o contribuinte precisará avaliar quais os melhores gastos para inserir na declaração do IR 2020.

Leia também: Lote residual do Imposto de Renda começa a ser depositado nesta 2° feira

Normalmente os valores mais altos são referentes aos planos de saúde e cirurgias. Declara-los possibilita uma maior segurança quanto a devolução. No caso de gastos como consultas e medicamentos, se já atingir o limite estipulado, é melhor que sejam descartados de modo que não sobrecarregue a análise.

Sobre a declaração do IR 2020

Esse ano, devem contribuir todos os brasileiros que tiveram uma renda anual maior que 28.559,70, o que equivale a um salário mensal de R$ 2.379,98.

O calendário de envio das declarações começará no mês de março e se estenderá até o fim de abril. Quem fizer a entrega adiantada garante benefícios como o recebimento da restituição nos primeiros lotes.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.