Concursos públicos no país são ameaçados por posicionamento de Bolsonaro

Brasileiros podem ficar sem concursos públicos por tempo indeterminado. Nessa segunda-feira (17), em entrevista na saída do Palácio da Alvorada, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que irá suspender a realização dos editais para novos servidores. Segundo ele, trata-se de uma medida de contenção de gastos que tem como objetivo beneficiar os cofres públicos.

Concursos públicos no país são ameaçados por posicionamento do presidente (Imagem: Reprodução - Google)
Concursos públicos no país são ameaçados por posicionamento do presidente (Imagem: Reprodução – Google)

Para defender seu argumento, Bolsonaro alegou que poderá fazer novos chamamentos, especificamente para a polícia federal e rodoviária federal, mas só se houver necessidade.

— Tem concursos que foram feitos no passado que nós demos prosseguimento agora, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal. Se tiver necessidade, a gente vai abrir concurso. Mas não podemos ser irresponsáveis, abrir concursos que poderão ser desnecessários, poderão. Essa que é a ideia.

Leia também: Reforma administrativa deve ser encaminhada ao Congresso; saiba o que muda

O presidenciável alega que a realização de concursos anuais podem inflacionar o número de servidores públicos, consequentemente aumentando o número de salários e despesas para o governo. E por isso, sua equipe passará a analisar, antes da publicação de qualquer edital, se é realmente preciso estruturar novas equipes.

A criação de novos concursos públicos é uma pauta diretamente relacionada a reforma administrativa, que segue em construção no Planalto.

Sobre ela, o presidente reforçou seu desejo de finaliza-la o mais rápido possível, afirmando que está em debate com Paulo Guedes (ministro da economia) e sua equipe, responsáveis pelo entrave de seu texto.

Questionado por um jornalista sobre quando a sociedade civil teria acesso as medida da reforma, ele afirmou que a liberação será feita de forma imediata, assim que as propostas forem finalizadas.

— Espero que o mais rápido possível eu encaminhe. Hoje vou conversar com Paulo Guedes, está previsto, se não me engano, (uma reunião) às 14h com ele. Outros assuntos serão tratados. Mas a reforma administrativa, eu acho que ela está madura para ser apresentada — disse, acrescentando depois que, “ainda faltam algumas alterações”.

Leia também: Banco Inter sobe resultados e investidores podem comemorar

Apesar de ainda não ter sido divulgado, o projeto impactará diretamente os servidores públicos e poderá reduzir consideravelmente o número de funcionários nos órgãos e instituições nacionais.

Além disso, deverá modificar as faixas salariais, tempo de trabalho, regras trabalhistas e mais. Seu texto vem sendo estruturado desde o ano passado e deverá ser a segunda grande mudança do governo Bolsonaro, após a validação da reforma da previdência.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.