Bolsa Família de fevereiro também é antecipado em 4 cidades de São Paulo

Mais regiões afetadas pelas chuvas receberão os valores do Bolsa Família antes do calendário divulgado pelo programa. Nessa semana, o Ministério da Cidadania informou que irá liberar os benefícios para os moradores de São Carlos, Taquaritinga, Bebedouro e Itápolis, principais cidades de São Paulo afetadas pelas enchentes dos últimos dias. O pagamento esta sendo feito desde sexta-feira (14) e poderá ser retirado nas unidades da Caixa Econômica Federal ou Casas Lotéricas.

Bolsa Família de fevereiro também é antecipado em 4 cidades de São Paulo (Imagem: Reprodução - Google)
Bolsa Família de fevereiro também é antecipado em 4 cidades de São Paulo (Imagem: Reprodução – Google)

A decisão foi tomada logo depois do estado decretar estado de emergência. Há casos em que as famílias tiveram perda total de seus imóveis.

As chuvas estão ocorrendo desde o início do mês de janeiro e ainda não apresentam uma previsão de pausa. No momento, essas quatro cidades foram as mais afetadas, mas o governo do Estado segue em alerta para com as demais regiões.

Leia também: Saque antecipado do Bolsa Família vai beneficiar moradores de MG, RS, RJ e ES

No caso daqueles que perderam os documentos, o saque do benefício ainda poderá ser feito. “É importante que as pessoas que têm esse benefício possam adiantar o saque. É um momento em que passam por sofrimento, pelas dificuldades causadas pelas fortes chuvas”, explicou o secretário especial de Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Lelo Coimbra.

Além de São Paulo, outros estados do sul e sudeste do país foram afetados pelas enchentes e, por isso, o Ministério da Cidadania vem realizado um acompanhamento mais severo da situação.

Cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espirito Santo também tiveram os benefícios antecipados na última semana, de modo que as vítima possam ter um auxílio financeiro para ajudar a reaver as percas.

Em parceria com a Defesa Civil e Secretaria Nacional de Assistência Social, os ministério vem elaborando ações de força tarefa, reforçando o pedido de doações e estruturando grupos de trabalhos a fim de que possam fornecer atendimento as vítimas.

Leia também: Ministério do Bolsa Família, CadÚnico e programas sociais ganha novo administrador

Diretora do departamento de Proteção Especial do Ministério da Cidadania, Yvelônia Barbosa, explica que nesse momento é preciso que os governos municipais reforcem suas equipes de emergência e instruam os cidadãos para que estes possam retomar seus lares.

“Nós fazemos a orientação de como os municípios devem atuar com relação à política de assistência social. Orientamos a verificar como fica a situação dos vínculos familiares dos desabrigados, sobre como instruir as pessoas para retornarem a suas residências. Essas situações são prioridade”, afirmou.

Como funcionará o saque do Bolsa Família

Desde o dia 14 de fevereiro, independente do número final do NIS, qualquer trabalhador poderá receber o seu Bolsa Família nas agências Caixa Econômica.

Caso tenha perdido o documento, basta apresentar número de CPF para consulta no sistema e comprovação de inscrição.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.