Pensão para crianças atingidas pelo Zika vírus vai se tornar vitalícia: saiba as regras

Boas notícias para os brasileiros vítimas do vírus. Na última quarta-feira (5), o Senado Federal aprovou a Medida Provisória 894/2019 que torna obrigatório o pagamento de pensão para crianças atingidas pelo Zika vírus em formato vitalício. O auxílio de custo é para famílias que possuem crianças com microcefalia e demais deficiências ocasionadas pelo Zika. O projeto estava em tramitação desde o ano passado e contemplará os bebês nascidos entre 2015 e 2019.

Pensão para crianças atingidas pelo Zika vírus vai se tornar vitalícia: saiba as regras (Imagem: Reprodução - Google)
Pensão para crianças atingidas pelo Zika vírus vai se tornar vitalícia: saiba as regras (Imagem: Reprodução – Google)

Segundo o Ministério da Cidadania, espera-se que mais de seis milhões de brasileiros sejam contemplados. Osmar Terra, atual ministro, alegou que trata-se de um ponto importante para a agenda social do país, enfatizando que o governo está atento a situação de vulnerabilidade destes brasileiros.

Leia também: Benefícios do INSS: o que você pode receber se começar a contribuir?

“É um avanço muito importante, foi um ato corajoso do presidente porque visou proteger quase seis mil crianças que foram vítimas dessa tragédia, dessa epidemia do Zika vírus e, principalmente, amparar as mães que tanto precisam desse apoio”, alegou.

Durante entrevista, Terra defendeu a necessidade de propor condições para que as mães dessas crianças tenham a oportunidade de procurar empregos, sem se preocupar com a perda do auxílio.

Segundo ele, a pensão vitalícia deve ser vista como uma espécie de reparação e seguro, tendo em vista os próprios gastos com tratamentos e medicamentos.

Apesar de ter sido validada pelo Senado, o texto ainda precisará passar pelas mãos do presidente, Jair Bolsonaro, para que ele possa sanciona-lo. No entanto, os familiares que tiverem direito a assistência já podem dar início ao processo de análise do benefício no INSS.

O procedimento seguirá os mesmos padrões dos demais recursos oferecidos pelo Instituto, sendo necessário passar por uma perícia médica para comprovar a deficiência.

Leia também: IPTU Curitiba 2020 finaliza nesta segunda-feira pagamento com desconto

“A criança será submetida a um exame médico pericial para constatar a relação da característica da criança com o Zika vírus”, explicou o diretor do Departamento de Benefícios Assistenciais do Ministério da Cidadania, André Veras.

Prazo para pedir a pensão para crianças atingidas com o Zika Vírus

Mesmo mediante a maior crise de sua história, o governo afirmou que o INSS e a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) terão até 60 dias para inserir o novo auxílio em seu sistema e dar início as análises. Até agora, já foram avaliadas cerca de 274 pensões e outras 450 estão em verificação.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.