13° salário do Bolsa Família tem votação de MP adiada e traz graves consequências

Pagamento do 13° salário do Bolsa Família deverá ser travado. Nessa semana, a votação da proposta que torna o abono natalino uma lei de Estado foi adiada mais uma vez. Inicialmente, a discussão deveria ocorrer na terça-feira (11), mas os deputados Marcelo Ramos (PL-AM) e Patrus Ananias (PT-MG) deram entrada em um pedido de vistas, suspendendo a ação.

13° salário do Bolsa Família tem votação de MP adiada e traz graves consequências (Imagem: Reprodução - Google)
13° salário do Bolsa Família tem votação de MP adiada e traz graves consequências (Imagem: Reprodução – Google)

Em debate desde o ano passado, o pagamento da décima terceira parcela foi uma promessa de campanha do atual presidente, Jair Bolsonaro, durante seu período eleitoral.

Em seu texto, o candidato afirmava que estaria engajado a auxiliar a população mais pobre do país por meio de uma parcela adicional no fim do ano.

Leia também: Inscritos no Bolsa Família do RS poderão antecipar pagamento em fevereiro

O valor de fato foi depositado durante o mês de dezembro de 2019, beneficiando as 13,5 milhões de famílias cadastradas. Entretanto, sua continuidade não estava prevista por Bolsonaro, nem por sua equipe.

Tratava-se apenas de uma medida provisória para cumprir a promessa feita em campanha, mas o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) em seu relatório, deu entrada em um pedido para torna-la uma política de Estado, o que significa um pagamento anual.

Desde então, o ministério da cidadania vem tentando barrar a proposta, sobre o discurso de que não há recurso público o suficiente para custear os gastos.

Osmar Terra, atual ministro, alegou que o projeto ocasionaria um impacto de mais de R$ 8 bilhões aos cofres públicos. Desse modo, estão sendo estruturadas articulações para que a votação seja suspensa.

Prazo para votar a medida do 13° salário do Bolsa Família

Os parlamentares terão até 60 dias para poder definir se o pagamento continuará ou não. O período ainda poderá ser prorrogado por mais 60 dias, totalizando 120 dias, em caso de situações especiais.

Se a votação não ocorrer dentro desse prazo, o projeto será automaticamente cancelado e os cadastrados não poderão contar com o 13° salário do Bolsa Família em dezembro deste ano.

Sendo aprovado pela comissão mista, o texto ainda precisará passar pela Câmara e pelo Senado.

Leia também: Cartão de crédito Next: Como abrir uma conta grátis

Hoje, o Bolsa Família é o principal programa social do país, e tem como objetivo garantir o direito a saúde, alimentação, educação e moradia a 13,5 milhões de famílias.

O programa tem como alvo os brasileiros em situação de vulnerabilidade social, considerados em condições de pobreza e extrema pobreza.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.