Auxílio doença do INSS: o que fazer para se sair bem no pente fino

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), está realizando um pente fino nos benefícios de auxílio-doença e nas aposentadorias por invalidez. Muitos dos segurados ficam com medo de perder o seu pagamento. Para evitar qualquer consequência, saiba aqui o que fazer para se sair bem no pente fino.

Auxílio doença do INSS: o que fazer para se sair bem no pente fino
Auxílio doença do INSS: o que fazer para se sair bem no pente fino (Imagem:Reprodução/Google)

O governo apresentou uma medida em janeiro que fez com que o INSS realizasse um pente fino nos benefícios pagos. A intenção dessa ação é evitar fraudes no sistema e com isso atingir uma economia de cerca de R$9,8 bilhões.

Leia também: Benefícios do INSS: o que você pode receber se começar a contribuir?

Os benefícios que serão chamados para o pente fino são aquele que já estão há mais de seis meses sem revisão ou sem passar na perícia no INSS.

Para evitar que sejam selecionados, entre os mais de 300 mil pensionistas que devem passar por revisão, os segurados precisam manter os seus dados cadastrais atualizados.

O INSS vai notificar sobe a necessidade de comparecimento até a agência por meio do extrato do salário, e-mail, carta ou em mensagens no MEU INSS.

Caso seja chamado é necessário comparecer na agência ou enviar os documentos por meio do aplicativo Meu INSS para regularizar seu cadastro.

Se for preciso realizar a perícia para comprovar sua condição, no salário do auxílio doença. É recomendável que o segurado já reúna todos os seus exames atualizados para levar no dia. 

Ao ser convocado o segurado terá um prazo de 30 dias para fazer a sua defesa com os documentos adicionais ou de suporte.

Se o trabalhador for rural, agricultor familiar e segurado especial, esse prazo se estende para 60 dias.

Os segurados com 60 anos ou mais que recebem aposentadoria por invalidez, não poderão perder esse benefício e por isso não passarão pelo pente fino.

Caso os beneficiários não apresentem a documentação solicitada dentro do prazo ou os documentos sejam entendidos como insuficientes, estes podem perder o direito ao auxílio doença. 

Leia também: Bolsa Família bloqueado? Aprenda a liberar seu benefício para saque

As convocações ainda não estão sendo realizadas pelo Instituto, isso porque o Congresso precisa aprovar os bônus que serão pagos para os peritos, conforme o definido.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!