Pagamento do Bolsa Família foi antecipado em três estados; saiba quais são eles

Antecipação no pagamento do Bolsa Família ajudará brasileiros prejudicados pelas fortes chuvas. Nessa quarta-feira (12), o governo federal anunciou que algumas cidades de Minas Gerias, Espirito Santo e Rio Grande do Sul poderão começar a sacar a parcela (referente ao mês de fevereiro). O pagamento já está sendo liberado e tem como objetivo auxiliar na reparação das enchentes.

Pagamento do Bolsa Família foi antecipado em três estados; saiba quais são eles (Imagem: Reprodução - Google)
Pagamento do Bolsa Família foi antecipado em três estados; saiba quais são eles (Imagem: Reprodução – Google)

Ao todo, 227 municípios terão os pagamentos antecipados, pois estão em situação de emergência ou calamidade pública reconhecida pelo poder público. As enchentes estão ocorrendo desde o fim de janeiro e já atingiram milhares de lares.

Leia também: Inscritos no Bolsa Família do RS poderão antecipar pagamento em fevereiro

Há casas completamente inundadas, familiares que perderam parentes, móveis, documentações, entre outras coisas. Para poder reforçar a ajuda, serão antecipados também os saques do Benefício da Prestação Continuada (BPC), a partir do próximo dia 19.

A ordem recebimento de ambas as categorias levará em consideração o número de registro dos programas, como de costume. Segundo o Ministério da Cidadania, espera-se que com esses pagamentos as vítimas possam começar a reestruturar suas vidas.

O então ministro, Osmar Terra, afirmou que além da liberação dos benefícios, ficará atento para possíveis medidas de ajuda para os moradores. Segundo o secretário especial do Desenvolvimento Social, Lelo Coimbra, tal posicionamento por parte da gestão pública amenizará o número de danos.

Essa é uma decisão de governo importante. Uma decisão do governo Bolsonaro, do ministro Osmar Terra: antecipar o Bolsa Família no momento em que o sofrimento pelas chuvas, pelas dificuldades enfrentadas, causadas pelas intempéries e por todos os problemas delas decorrentes, acontecem”, explicou.

Leia também: Cartão Caixa SIM: Como solicitar sem anuidade

Pagamento do Bolsa Família

O valor do pagamento será o mesmo já concedido para cada beneficiário. No Bolsa Família, a quantia final varia de acordo com os auxílios extras que os cadastrados têm direito.

Tendo gestantes, crianças, adolescente e mulheres lactantes o programa os segura com quantias a mais.

Por ser uma antecipação mediante a situação de emergência, é válido ressaltar que no fim do mês os contemplados não receberão novamente o benefício, uma vez em que já terão usufruído da verba.

Para poder ter acesso a quantia, basta ir até uma agência bancária portando o cartão do programa. Quem tiver perdido, por conta do desastre, pode informar o número de CPF para confirmação do direito.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.