Antecipação no pagamento do Bolsa Família ajudará brasileiros prejudicados pelas fortes chuvas. Nessa quarta-feira (12), o governo federal anunciou que algumas cidades de Minas Gerias, Espirito Santo e Rio Grande do Sul poderão começar a sacar a parcela (referente ao mês de fevereiro). O pagamento já está sendo liberado e tem como objetivo auxiliar na reparação das enchentes.
Ao todo, 227 municípios terão os pagamentos antecipados, pois estão em situação de emergência ou calamidade pública reconhecida pelo poder público. As enchentes estão ocorrendo desde o fim de janeiro e já atingiram milhares de lares.
Leia também: Inscritos no Bolsa Família do RS poderão antecipar pagamento em fevereiro
Há casas completamente inundadas, familiares que perderam parentes, móveis, documentações, entre outras coisas. Para poder reforçar a ajuda, serão antecipados também os saques do Benefício da Prestação Continuada (BPC), a partir do próximo dia 19.
A ordem recebimento de ambas as categorias levará em consideração o número de registro dos programas, como de costume. Segundo o Ministério da Cidadania, espera-se que com esses pagamentos as vítimas possam começar a reestruturar suas vidas.
O então ministro, Osmar Terra, afirmou que além da liberação dos benefícios, ficará atento para possíveis medidas de ajuda para os moradores. Segundo o secretário especial do Desenvolvimento Social, Lelo Coimbra, tal posicionamento por parte da gestão pública amenizará o número de danos.
“Essa é uma decisão de governo importante. Uma decisão do governo Bolsonaro, do ministro Osmar Terra: antecipar o Bolsa Família no momento em que o sofrimento pelas chuvas, pelas dificuldades enfrentadas, causadas pelas intempéries e por todos os problemas delas decorrentes, acontecem”, explicou.
Leia também: Cartão Caixa SIM: Como solicitar sem anuidade
Pagamento do Bolsa Família
O valor do pagamento será o mesmo já concedido para cada beneficiário. No Bolsa Família, a quantia final varia de acordo com os auxílios extras que os cadastrados têm direito.
Tendo gestantes, crianças, adolescente e mulheres lactantes o programa os segura com quantias a mais.
Por ser uma antecipação mediante a situação de emergência, é válido ressaltar que no fim do mês os contemplados não receberão novamente o benefício, uma vez em que já terão usufruído da verba.
Para poder ter acesso a quantia, basta ir até uma agência bancária portando o cartão do programa. Quem tiver perdido, por conta do desastre, pode informar o número de CPF para confirmação do direito.