Motoristas do Rio Grande do Sul devem ficar atentos. A partir do segundo semestre deste ano, a impressão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo será suspensa. O procedimento passará a ser feito unicamente de forma digital, tendo como objetivo reduzir os gastos com papel e envio. Além de otimizar e facilitar a vida dos cidadãos com o licenciamento RS 2020 digital.
Visando incentivar a solicitação online, o governo do estado, em parceria com o Detran, já está disponibilizando a impressão da CRLV digital. A validação acontece por meio de uma leitura do QR Code presente no verso do documento.
Leia também: Licenciamento Pernambuco 2020 começa a ser cobrado nesta sexta; saiba as condições
Como emitir a guia online do licenciamento RS 2020
Para poder imprimir é fácil, basta acessar o Portal de Serviços do Detran ou o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (o da CNH e do CRLV digitais).
O usuário precisará fazer um login, informando seus dados de cadastro do Portal Gov.br. Nessa etapa, são perguntados o nome, CPF e senha.
Quem ainda não está cadastrado, no momento de acesso será possível criar uma conta. O procedimento é fácil e gratuito. É preciso informar e-mail, data de nascimento, número do RG, entre outras informações.
Após concluir o cadastro e acessar a área reservada do usuário, é importante que o papel da impressora seja sulfite branco no formato A4, sendo impresso com tinta preta, em página única. Tais recomendações facilitarão na hora da leitura do QRCode e impedirá que o documento fique invalido.
No caso dos veículos de pessoa jurídica, a versão online deve ser acessada exclusivamente pelo portal do Detran, também informando o login de acesso.
A opção já está disponível desde o fim de 2019, validada por meio da Deliberação Nº 180, do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
Leia também: Vagas abertas em Ribeirão Preto e região fazem contratação imediata; confira!
Fim da versão impressa
O prazo final para a emissão impressa do licenciamento RS 2020, realizado pelo Detran em papel moeda, será até o dia 20 de junho.
Na sequência, o modelo será extinto não só no estado do Rio Grande do Sul, como nas demais regiões brasileiras. Os motoristas passarão a contar com a versão digital, acessada pelo aplicativo, ou a física, como citada acima.
No caso da utilização por aplicativo, o motorista não precisa se preocupar em andar com o papel no carro, pois ela será válida oficialmente em todo o território nacional.