Lucro do FGTS: saiba como vai funcionar a distribuição na sua conta

O lucro do FGTS, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, é distribuído pelo governo para as contas dos trabalhadores. Saiba aqui como irá funcionar esse processo no seu fundo de garantia.

Lucro do FGTS: saiba como vai funcionar a distribuição na sua conta
Lucro do FGTS: saiba como vai funcionar a distribuição na sua conta (Imagem:Reprodução/Google)

O governo de Jair Bolsonaro atendeu a um pedido do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e vetou o dispositivo que iria ampliar a distribuição do lucro do FGTS da rentabilidade das contas, algo que é previsto em lei.

Leia também: Cartão material escolar Bolsa Família: dicas para fazer bom uso do dinheiro

Por conta desta decisão, permanece em vigor a antiga regra, que foi criada no governo de Michel Temer e que prevê a distribuição de uma parte do lucro do FGTS com os cotistas. A divisão realizada, nos últimos anos, foi de 50% do resultado.

Em julho, o presidente Jair Bolsonaro havia assinado uma medida que possibilitaria a distribuição de todo o lucro para os trabalhadores, isto é, de 100%.

Nesta época, a ampliação dos ganhos tornou a rentabilidade do FGTS maior do que de outros investimentos. O crédito é depositado para os trabalhadores até o dia 31 de agosto. 

O valor que será repassado para o trabalhador é calculado de forma individual, sendo proporcional ao dinheiro que estava em conta desde o dia 31 de dezembro do ano anterior. 

Partindo disso, aqueles que possuem um saldo maior irão receber mais. É utilizado como base para o cálculo o saldo na data da simulação.

O valor ficará sujeito a novos depósitos mensais, que serão realizados pelo empregador até a data em que será realizado o saque, e também à correção de 3% somado a Taxa Referencial (TR) ao ano. 

De acordo com especialistas que são integrantes do Conselho Curador do FGTS, com essa divisão do lucro a remuneração final deve superar o rendimento da caderneta de poupança.

Principalmente, com os juros no patamar atual, que está em 6,5% ao ano, a poupança têm rendimento de 70% ou de 4,55% ao ano. Já a conta do FGTS possuí rendimento de 3% ao ano. 

Leia também:Banco Next tem motivos para comemoração e você pode saber!

Para saber o saldo da conta o trabalhador deve acessar o site da Caixa ou o aplicativo e consultar o seu extrato. Para isso é necessário ter em mãos o número do PIS/NIS/NIT.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!