Inscrição financiamento estudantil: saiba até quando pode contratar

Atenção, estudantes! As inscrições para tentar uma vaga no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começou nessa quarta-feira (5). Os interessados deverão acessar o site do programa e criar um cadastro por meio do número do CPF. O portal estará disponível até as 23h59 do dia 12 de fevereiro, posteriormente não será mais possível fazer a inscrição no financiamento estudantil.

Inscrição financiamento estudantil: saiba até quando pode contratar (Imagem: Reprodução - Google)
Inscrição financiamento estudantil: saiba até quando pode contratar (Imagem: Reprodução – Google)

Desenvolvido em 2011, o Fies funciona como uma espécie de empréstimo estudantil para os brasileiros que não têm condições de custear a mensalidade de uma instituição de ensino superior.

As bolsas podem ser integrais de 100%, como também de 75%, 50% e 25% a depender da situação financeira do candidato.

Leia também: Empréstimo financeiro se tornou mais fácil com nova modalidade do mercado

Para se candidatar é preciso ter uma renda família bruta de até três salários mínimos (por mês) e ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2010 até 2019.

No caso da prova, o estudante deve ter uma pontuação mínima de 450 na média total, não podendo ter zerado a redação.

Prouni e Fies

Quem está tentando ser aceito no Programa Universidade Para Todos pode participar do Fies, tendo direito a uma bolsa de 50% custeada pelo projeto. O procedimento de inscrição é o mesmo e deve ser feito online.

A classificação dos aprovados será definida de acordo com as notas do ENEM. Quem tiver uma maior média, terá mais chances de ser aceito.

Entretanto, aqueles que nunca ingressaram em uma universidade terão maiores oportunidades de entrada. No ato da inscrição, o candidato pode selecionar até três cursos de seu interesse, desde que estes tenham vagas pelo Fies.

Calendário de inscrição financiamento estudantil

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o resultado da pré-seleção será informado no dia 26 de fevereiro. Aqueles que não forem aprovados imediatamente ficarão em uma fila de espera, podendo ser aceitos em caso de desistência.

O novo chamamento acontecerá ainda no primeiro semestre, mas sem data exata até então. Já a partir do mês de julho serão abertas novas inscrições.

Ao completar a sua inscrição, o candidato tem um prazo de cinco dias para comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino para análise da documentação exigida no portal do MEC.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.