Nubank, Original e mais: como os bancos digitais cresceram no mercado?

Você já ouviu falar em bancos digitais? Provavelmente sim. Nos últimos 5 anos, o mercado financeiro vez se reformulando no Brasil, graças a criação e propagação das fintechs. Tratam-se de plataformas bancárias que permitem que seus usuários realizem os tradicionais serviços de forma mais ágil, rápida e muitas vezes livres de taxas. Entre as marcas mais conhecidas, estão o Nubank, Neon, C6 Bank, Banco Inter, entre outras.

Nubank, Original e mais: como os bancos digitais cresceram no mercado? (Imagem: Reprodução - Google)
Nubank, Original e mais: como os bancos digitais cresceram no mercado? (Imagem: Reprodução – Google)

O Nubank até então é considerado como o mais querido nacionalmente. Atualmente, a rede já contabiliza 20 milhões de clientes, oferecendo um cartão de crédito sem anuidade, conta inteiramente digital, programa de pontos e demais regalias por meio de suas ações promocionais.

Leia também: Nubank ganha tecnologia para melhorar aplicativo financeiro

Um dos principais atrativos da marca é a desburocratização de seus serviços. Os clientes NU conseguem criar suas contas sem precisar passar por uma aprovação ou análise financeira, aumentando ainda mais o número de pessoas na rede.

Além disso, o cartão de crédito Nu é considerado como o grande primeiro passo da inovação de cartões no mercado brasileiro.

Seus titulares estão ausentes de taxas de pagamento, podem parcelar as próprias parcelas, aumentar e diminuir o limite do serviço na hora que quiser, sem precisar passar por filas e demais desgastes tradicionalmente conhecidos nas instituições tradicionais.

Outro grande nome nesse mercado é o Inter, que já conta com mais de 4 milhões de clientes. Somente no último ano, a marca conquistou mais de 1,45 novos usuários e tem uma expectativa de dobrar sua quantia total para 8 milhões em 2020.

Segundo Priscila Salles, diretora de marketing e CRM, o alto nível de desbancarização no país é uma oportunidade para fisgar novos clientes. “Os bancos digitais ficaram mais conhecidos em 2019, mas agora o maior desafio é como se diferenciar”, observa.

Visando atrair ainda mais clientes, a marca criou o “Super App”. Uma plataforma que conta com mais de cem lojistas, fornecendo descontos em produtos e serviços, desde aluguel, passagens áreas, até utensílios de moda.  “Hoje, o aplicativo é a vida das pessoas e oferece cada vez mais conveniência”, explicou a diretora.

Indo na mesma direção do Nubank e Inter, o Banco Original já contabiliza mais de 3 milhões de clientes, que na grande maioria das vezes, segundo Raul Moreira, diretor-executivo de tecnologia da informação, produtos e operações do banco, vem das instituições tradicionais.

Ele explica que um ambiente mais prático, dinâmico e tecnológico vem conquistando cada vez mais os brasileiros, que buscam por facilidade na hora de administrar as contas.

Para que possa efetivamente ser o principal banco do cliente, é preciso ter uma solução completa”, explicou o gestor.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.