IPTU Rio 2020: prefeitura isenta imóveis nas seguintes situações!

Contribuintes do Rio de Janeiro precisam ficar atentos, nessa sexta-feira (7), encerra-se o prazo para o pagamento da cota única do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). Os carnês de pagamento já foram enviados pelos correios desde o mês de janeiro, entretanto aqueles que não receberam poderão fazer parte do grupo que está isento do IPTU Rio 2020.

IPTU Rio 2020: prefeitura isenta imóveis nas seguintes situações! (Imagem: Reprodução - Google)
IPTU Rio 2020: prefeitura isenta imóveis nas seguintes situações! (Imagem: Reprodução – Google)

Este ano, o governo municipal aumentou o valor de teto de isenção dos imóveis, determinando que todos aqueles terrenos com preços de até R$ 61.101 estarão livres da prestação de contas do IPTU e também da Taxa Domiciliar de Coleta de Lixo (TCL).

Leia também: Calendário IPTU Rio de Janeiro 2020: cronograma começa a valer nos próximos dias 

Até 2019, a prefeitura determinava, conforme a Lei 6.250/2017, que os imóveis de até R$ 58 mil não precisariam pagar o imposto. Isso inclui terrenos, espaços para fins residenciais, empresariais e mais, tendo como única regra o cumprimento desse valor.

Este ano, o cálculo de isenção levou em conta o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que ficou fixado em 3,91%.

Como saber se está isento do IPTU Rio 2020

Aqueles que estiverem em dúvidas se estão livres ou não, podem consultar por meio do site da prefeitura.

Para isso, basta se dirigir até a página de serviços, selecionar a opção ‘IPTU” no menu, e solicitar “Consulta a pagamentos”. Será preciso informar número de registro do imóvel. Caso não haja nenhuma cobrança, significa que o usuário está isento do tributo.

Leia também: Vagas abertas para estágio no TRT em 18 cidades do Acre e Rondônia 

Quem não quiser obter a informação pelo site, pode fazer uma solicitação da segunda via do carnê no posto de atendimento central do IPTU, localizado na Cidade Nova (Rua Afonso Cavalcanti, prédio anexo, térreo), das 9h às 16h. Basta apresentar a documentação do imóvel e um documento de identificação pessoal com foto.

Por fim, há ainda a chance de se informar através dos Serviços de Atendimento ao Cidadão (SACs), localizados no BarraShopping, no NorteShopping, no RioSul, no West Shopping (Campo Grande) e no Center Shopping (Jacarepaguá), das 10h às 20h.

Endereços dos SACs

 

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile