Imposto de Renda 2020 sofre fortes mudanças na declaração; saiba!

Brasileiros devem ficar atentos, já que a prestação de contas do Imposto de Renda 2020 terá novidades. Esse ano, entre as alterações executadas pelo governo do Presidente Jair Bolsonaro, está o cancelamento das declarações do INSS de empregados domésticos. A partir de agora, os patrões não poderão considerar o valor como uma despesa de dedução para a Receita Federal.

Imposto de Renda 2020 sofre fortes mudanças na declaração; saiba! (Imagem: Reprodução - Google)
Imposto de Renda 2020 sofre fortes mudanças na declaração; saiba! (Imagem: Reprodução – Google)

A medida passou a entrar em vigor novamente este ano, uma vez em que o projeto de Lei nº 11.324 que permitia a dedução não foi renovado pelo governo federal.

Seu texto autorizava o abatimento das contribuições previdenciárias dos funcionários, de modo que seus patrões tivessem uma devolução maior no IR.

Leia também: IRPF 2020 na NuConta: saiba como receber a restituição na sua conta digital

A MP só foi válida até o tributo de 2019 e não tem previsão de revisão para os próximos anos.

Segundo Bolsonaro, a suspensão da proposta tem como finalidade proporcionar uma maior arrecadação aos cofres públicos. Para isso, ele alega que a categoria que declara o IR e usufruía do benefício tem condições financeiras elevadas para poder arcar com a despesa.

Há pelo menos duas novidades no Imposto de Renda 2020: extinção da dedução do INSS de domésticas e obrigatoriedade de incluir informações sobre bens e aplicações financeiras. Com a alteração, o Ministério da Economia estima arrecadar cerca de R$ 700 milhões em imposto.

Diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos afirma que a medida estimulará o índice de desemprego de domesticas por todo o país.

O especialista declara que os patrões deixarão de se beneficiar com até R$ 1.251,00, podendo então procurar por serviços mais baratos como uma diarista, onde ele não terá que prestar conta ao INSS.

“Isso, sem dúvida, é um desestímulo ainda maior à manutenção do emprego formal por parte do cidadão, principalmente de classe média”, analisa Domingos.

Bens e aplicações no Imposto de Renda 2020

Outra modificação na declaração deste ano é referente a necessidade de que o contribuinte informe se possui bens como imóveis, veículos, embarcações, aeronaves, terrenos, entre outras coisas.

Sendo proprietário de algo com poder aquisitivo, ele deverá declarar a quantia em sua prestação de contas.

Além disso, serão analisados também os dados de sua conta-corrente e demais aplicações financeiras. Até 2019, as informações citadas não eram exigidas obrigatoriamente pela Receita Federal.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.