Novidades para os moradores do Distrito Federal. O Governo realizou o lançamento nesta quarta-feira (5) do cartão creche e do cartão para pequenos reparos nas escolas. As duas novas ações têm foco na área de educação.
O Cartão-Creche é destinado para pais que não têm condições financeiras de arcar com as despesas de inclusão de seus filhos em creche particular.
Uma vez que o estado se encontra com falta de vagas. Já o cartão para pequenos reparos, será utilizado para a manutenção de colégios da rede pública.
Leia Também: Cartão creche: governo do DF se posiciona sobre atraso nos pagamentos
É importante destacar que as aulas têm início na próxima segunda-feira (10), mas a situação das escolas pede atenção.
Neste ano, irá atender 5 mil crianças com até 3 anos. Cada uma receberá R$ 803,57 mensais para efetuar matrícula e pagar creches previamente selecionadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF). O investimento será de R$ 24 milhões.
O valor deve ser usado, principalmente, para pagar a mensalidade. E também pode servir para custear livros, material escolar e as demandas da unidade.
Com a iniciativa, o governo espera reduzir o déficit atual de 20 mil pedidos de vagas em creches públicas. O Cartão-Creche será um suporte para zerar essa demanda.
Atualmente no estado hás 112 creches conveniadas, no qual atendem cerca de 20 mil crianças, sendo 16.334 de 0 a 3 anos e 4.526 de 4 a 5 anos.
A primeira data prevista para entrega dos cartões era 13 de janeiro, mas não se concretizou. O governador Ibaneis Rocha (MDB) garantiu ao Grupo Metrópoles que eles estava prontos e seriam lançados no dia 24 de janeiro, o que também não ocorreu.
Leia Também: IPTU 2020: no Rio de Janeiro imposto pode ser parcelado em 12x
O governo ainda divulgará edital para o cadastramento das creches, que será feito pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Logo depois do resultado, as regionais de ensino vão distribuir os cartões para as famílias. A lista é formada pelo cadastro de pedidos em matrículas na rede pública, feito pelo telefone 156, opção 2.
Caso a criança tenha muitas faltas ou o cartão-creche seja utilizado de forma indevida, o benefício poderá ser suspenso, bloqueado ou cancelado conforme a gravidade do caso.