INSS: começa o pagamento de 2020 para pensionistas com salário maior

Depois de dar início ao pagamento dos aposentados e pensionistas com ganho igual a um salário mínimo. O INSS também libera, a partir desta segunda-feira (3), os saques de quem ganha mais que o piso. Para receber, basta seguir o calendário dividido em dois grupos e comparecer até uma agência da Caixa Econômica ou do banco em que recebe o auxílio.

INSS: começa o pagamento dos pensionistas com salário maior
INSS: começa o pagamento dos pensionistas com salário maior – (Imagem: Reprodução/Google)

O calendário do INSS foi divulgado no fim do ano de 2019, e tem como objetivo organizar a data de liberação do dinheiro para cada público. Os primeiros a receber são aqueles cujo salário é menor, com valor igual ao piso do país.

Leia também: BPC não exige contribuição ao INSS; veja quem pode receber

Para esses, a quantia é liberada ao longo de duas semanas. A partir desta segunda-feira (3), por exemplo, aposentados com rendimento menor começam a receber. Desde que tenham numeração do cartão com final 6.

Já quem tem salário maior que R$1.039, valor do salário mínimo contabilizado em janeiro, também está liberado a fazer o saque a partir de hoje, 3 de fevereiro. O calendário finaliza os pagamento no dia 7, esta sexta-feira.

Para esse segundo público, a liberação considera o número final do benefício com a junção de dois grupos. Algo que não é feito com os beneficiados que recebem o piso. A ideia é acelerar os saques, mas mantendo a organização.

Calendário do INSS

Confira as datas para retirar o seu benefício, lembrando de acompanhar os dias com base no número final do cartão antes do hífen.

Para benefícios de até um salário mínimo (R$1.039 em janeiro)

Para benefícios acima de um salário mínimo

Passada a data original para saque, o INSS deixa o dinheiro à disposição do beneficiado por mais 60 dias. Podendo acumular com o benefício referente ao mês seguinte.

Mas, se dentro deste período o pensionista não fizer a retirada, o dinheiro retorna ao fundo e será liberado somente com pedido formal. Feito por meio de preenchimento de formulário encontrado na opção “Agendamento/Requerimento” do portal Meu INSS.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile