BPC não exige contribuição ao INSS; veja quem pode receber

Você sabe o que é o Benefício de Prestação Continuada (BPC)? Trata-se de um auxílio ofertado para pessoas com deficiência e idosos. Seu pagamento, como nas demais categorias do Instituto Nacional do Seguro Social, é liberado mensalmente e apresenta o valor de um salário mínimo, atualmente fixado em R$ 1.045.

BPC não exige contribuição ao INSS; veja quem pode receber (Imagem: Reprodução - Google)
BPC não exige contribuição ao INSS; veja quem pode receber (Imagem: Reprodução – Google)

Têm direito ao BPC todos aqueles que apresentem alguma deficiência, podendo receber o benefício em qualquer idade. Além disso, idosos a partir dos 65 anos também são contemplados.

Leia mais: BPC e Bolsa Família antecipam pagamento em janeiro; saiba quem pode sacar 

É necessário apresentar impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial e que, por isso, apresentam dificuldades para a participação e interação plena na sociedade.

Para poder ser um contemplado, além das solicitações acima, é preciso ter uma renda familiar fixa de até ¼ de salário mínimo, o equivalente a R$ 261 por pessoa.

Onde solicitar o BPC

Para dar entrada na solicitação do BPC, é preciso ir até uma unidade do CRAS e realizar uma inscrição no Cadastro Único (plataforma social do governo federal).

Se já tiver um registro, basta apenas fazer um agendamento no INSS pelo telefone 135 da Central de Atendimento da Previdência Social.

Aqueles que desejarem fazer o processo de forma digital, podem entrar no site www.previdencia.gov.br e selecionar a opção do BPC. Basta informar os dados pessoais e marcar o agendamento.

Por fim, é possível ir até uma unidade do INSS para solicitar o benefício presencialmente. Entre as documentações necessárias, é preciso apresentar o comprovante de renda, documento pessoal de identificação com foto, carteira de trabalho e laudo médico da perícia feita pelo instituto.

Demais informações importantes

  • O benefício não exige a presença de um intermediário ou tutor para os doentes e idosos
  • A adesão ao auxílio é gratuita e não há nenhuma taxa imposta
  • No ato de solicitação não é preciso apresentar o CPF, apenas na hora de autorizar o pagamento
  • O BPC não é aposentadoria nem pensão e não dá direito ao 13º pagamento
  • O BPC não pode ser acumulado com outro benefício no âmbito da Seguridade Social (como, por exemplo, o seguro desemprego, a aposentadoria e a pensão) ou de outro regime, exceto com benefícios da assistência médica, pensões especiais de natureza indenizatória e a remuneração advinda de contrato de aprendizagem.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.