Cashback é a nova aposta dos bancos: saiba como funciona o sistema

Você já ouviu falar em cashback? Trata-se de um serviço financeiro que basicamente permite que você possa ter parte do valor da sua compra devolvido. Atualmente, diversos bancos e empresas estão aderindo a proposta que vem sendo muito bem aceita entre os clientes.

Cashback é a nova aposta dos bancos: saiba como funciona o sistema
Cashback é a nova aposta dos bancos: saiba como funciona o sistema

O Cashback funciona como um programa de recompensas e apesar de estar em evidência no mercado agora, existe desde os anos de 1980.

Desenvolvido nos Estados Unidos, o serviço possibilita que os usuários tenham seu dinheiro de volta por meio de parcerias entre marcas e instituições financeiras.

Leia também: Nubank ganha tecnologia para melhorar aplicativo financeiro

A modalidade chegou ao Brasil no ano passado, especificamente nas lojas online e, segundo o Sebrae, atualmente já contabiliza mais de 6,4 milhões de estabelecimentos cadastrados em programas com essa finalidade.

Inicialmente, para poder usufruir da devolução, os clientes precisariam estar vinculados a um cartão de crédito. Entretanto, hoje é possível fazer isso por meio do serviço de débito, no pagamento de contas, em e-commerces, entre outros tipos de modalidade de aquisição.

O valor devolvido para o cliente deve ser negociando entre a marca e o programa de cashback, por isso não possui uma quantia fixa. As porcentagens podem ser de 1% ou mais de 15%, não apresentando uma determinação mínima ou máxima.

Na época da Black Friday, por exemplo, houveram marcas que ofereceram devoluções de até 60%. O proprietário ou equipe financeira da empresa é que deve calcular seus lucros e rentabilidade para poder fornecer o serviço.

Como funciona cashback?

É simples, basta realizar uma compra e estar cadastrado em instituições que façam essa devolução, ou inscrever sua aquisição em programas que intermedeiam o pagamento.

A devolução pode ser feita por meio da própria conta corrente do cliente e ao ser creditada ele poderá utilizar a quantia para outros fins ou novas compras.

É válido ressaltar que o cashback não funciona como descontos. Nesse caso o valor da compra é registrado de forma integral e somente após sua aprovação é que uma parcela deve ser devolvida.

Também não pode ser encarado como um programa de pontos e milhas, pois não é acumulativo e depositado posteriormente. O valor é sempre devolvido assim que a compra for aprovada e não tem prazo de validade.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Cashback é a nova aposta dos bancos: saiba como funciona o sistema

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA