Cashback é a nova aposta dos bancos: saiba como funciona o sistema

Você já ouviu falar em cashback? Trata-se de um serviço financeiro que basicamente permite que você possa ter parte do valor da sua compra devolvido. Atualmente, diversos bancos e empresas estão aderindo a proposta que vem sendo muito bem aceita entre os clientes.

Cashback é a nova aposta dos bancos: saiba como funciona o sistema
Cashback é a nova aposta dos bancos: saiba como funciona o sistema

O Cashback funciona como um programa de recompensas e apesar de estar em evidência no mercado agora, existe desde os anos de 1980.

Desenvolvido nos Estados Unidos, o serviço possibilita que os usuários tenham seu dinheiro de volta por meio de parcerias entre marcas e instituições financeiras.

Leia também: Nubank ganha tecnologia para melhorar aplicativo financeiro

A modalidade chegou ao Brasil no ano passado, especificamente nas lojas online e, segundo o Sebrae, atualmente já contabiliza mais de 6,4 milhões de estabelecimentos cadastrados em programas com essa finalidade.

Inicialmente, para poder usufruir da devolução, os clientes precisariam estar vinculados a um cartão de crédito. Entretanto, hoje é possível fazer isso por meio do serviço de débito, no pagamento de contas, em e-commerces, entre outros tipos de modalidade de aquisição.

O valor devolvido para o cliente deve ser negociando entre a marca e o programa de cashback, por isso não possui uma quantia fixa. As porcentagens podem ser de 1% ou mais de 15%, não apresentando uma determinação mínima ou máxima.

Na época da Black Friday, por exemplo, houveram marcas que ofereceram devoluções de até 60%. O proprietário ou equipe financeira da empresa é que deve calcular seus lucros e rentabilidade para poder fornecer o serviço.

Como funciona cashback?

É simples, basta realizar uma compra e estar cadastrado em instituições que façam essa devolução, ou inscrever sua aquisição em programas que intermedeiam o pagamento.

A devolução pode ser feita por meio da própria conta corrente do cliente e ao ser creditada ele poderá utilizar a quantia para outros fins ou novas compras.

É válido ressaltar que o cashback não funciona como descontos. Nesse caso o valor da compra é registrado de forma integral e somente após sua aprovação é que uma parcela deve ser devolvida.

Também não pode ser encarado como um programa de pontos e milhas, pois não é acumulativo e depositado posteriormente. O valor é sempre devolvido assim que a compra for aprovada e não tem prazo de validade.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.