Transferência do FGTS: saiba como receber o saldo na sua conta

Os brasileiros que não possuem conta na Caixa Econômica Federal, podem realizar a transferência do FGTS gratuitamente. Conforme a rede bancária comunicou. Saiba em quais canais o serviço pode ser feito.

Transferência do FGTS: saiba em quais canais pode usar os serviço 
Transferência do FGTS: saiba em quais canais pode usar os serviço (Imagem: Reprodução / Google)

Essa solicitação pode ser realizada por meio do aplicativo FGTS, e o beneficiário pode solicitar a transferência do FGTS no valor de até R$998 referente ao saque imediato. 

De acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, essa operação é gratuita para qualquer banco. 

Leia também: FGTS 2020: prazo para aderir à modalidade aniversário termina nesta sexta-feira 

Para acessar o aplicativo, o trabalhador deve procurar o produto na loja de aplicativos no seu celular. Depois que fizer o download será preciso criar um cadastro, informando o número do seu PIS e CPF. O aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iOS. 

O mesmo pode ser feito no site da Caixa Econômica, onde também há necessidade de criar um cadastro. Ou, comparecendo presencialmente até uma agência do banco e fazendo o envio com a apresentação de um documento com foto.

Vale lembrar que os trabalhadores têm até o dia 31 de março, deste ano, para fazer o saque ou a transferência do FGTS para sua conta pessoal. 

Caso perca o prazo de retirada, o dinheiro retorna ao fundo e só poderá ser sacado em alguns casos como compra da casa própria, aposentadoria, caso de doença grave e entre outras.

No mês de abril, dará início ao calendário do saque-aniversário, que só pode ser realizado uma vez por ano. A quantia a ser sacada depende do saldo disponível nas contas ativas e inativas.

Podendo receber de 5% a 50% da conta, mais outro valor fixo de até R$2.900, que foi estabelecida pela Medida Provisória 889/2019. Quanto maior o valor, menor a porcentagem que pode ser retirada.

O pagamento começará a ser feito para os trabalhadores que nasceram em janeiro e fevereiro. 

Quem possuí conta na Caixa Econômica Federal, poderão ter o dinheiro creditado na conta poupança ou corrente.  

Já os que não possuem vínculo com o banco devem comparecer a uma agência, caixa eletrônico, lotéricas ou correspondentes da Caixa Aqui para o saque. É necessário levar o cartão cidadão, sua senha e documento de identificação com foto

O FGTS é um benefício de direito para todos os brasileiros que trabalham ou trabalharam com carteira assinada. A conta do FGTS é aberta pela empresa e nesta conta é depositada mensalmente 8% do valor que é recebido pelo trabalhador.

Têm direito ao dinheiro que está disponível neste fundo, aqueles trabalhadores que trabalharam durante um ano e não foram demitidos por justa causa.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!