Programa SENAC de Gratuidade: Como estudar de graça? Cursos e Inscrições!

Não permita, de forma nenhuma, que essa ótima oportunidade de estudar de graça, através do Programa Senac de Gratuidade, escape! O aluno pode ter acesso a vários cursos, todos à distância (EaD) pelo SENAC.

Com isso, certamente, ele vai adquirir novos conhecimentos específicos e ainda conseguir mais espaço no mercado profissional.

O Programa Senac de Gratuidade (PSG) tem como principal propósito, alcançar as pessoas de baixa renda familiar mensal per capita. Ou seja, que não ultrapasse dois salários mínimos.

Decerto, esse salário mínimo é o arregimentado pelas regulamentações federais, atualizadas a cada virada ano, do território brasileiro.

programa senac de gratuidade
O Programa Senac de Gratuidade tem garantido qualificação profissional a centenas de brasileiros.

Leia também nosso artigo sobre o programa Jovem Aprendiz, que encaminha o candidato para uma colocação no seu primeiro emprego no mercado de trabalho.

Programa Senac de Gratuidade

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial é o responsável pela criação do O Programa Senac de Gratuidade.

O SENAC é uma empresa genuinamente brasileira, voltada para educação profissional e aberta a toda sociedade. É uma entidade muito séria que, apesar de ser privada, tem fins públicos. Ou seja, ela recebe contribuição compulsória das empresas comerciais e/ou de atividades que tem alguma semelhança.

A missão principal do Programa é adaptar ao máximo o desenvolvimento, ou das pessoas, ou das organizações, para as mudanças do mercado de trabalho.

Por causa disso conta não só com algumas estratégias educacionais, mas também com a pulverização democrática do conhecimento adquirido. Isso serve tanto para o mercado de Comércio de Bens, como o de Serviços e também de Turismo.

Pré-requisitos para inscrever no SENAC PSG

Em primeiro lugar, para conseguir a inscrição, o candidato deve se municiar do conhecimento de todas as informações disponíveis.

Essas informações ficam na guia “Pré-requisitos”, com especificações para cada curso. Além disso, o candidato precisa se certificar de que está atendendo a todos os critérios pré-requeridos. A seleção é, então, realizada levando em conta os critérios abaixo:

  • Seleção inicial por estado;
  • Seleção para o curso escolhido, desde que seja considerada a disponibilidade da vaga;
  • Classificação obtida pela ordem de inscrição no curso escolhido pelo candidato; e
  • Comprovação do atendimento de todos os documentos exigidos para a matrícula.

Atente para o seguinte: O preenchimento de cada vaga dos cursos vai obedecer, rigorosamente, todos os critérios de classificação. E, certamente, isso vai acontecer até que se complete a quantidade exata de vagas disponibilizadas em cada curso.

Portanto o candidato terá que preencher os formulários especificados no programa, com todas as informações dos documentos solicitados. Além disso, é obrigatório clicar no “aceito” no ato da inscrição. Quais são os documentos?

  1. Termo de Compromisso;
  2. Ficha de Inscrição do PSG;
  3. Autodeclaração de Renda; e
  4. Termo de Matrícula (exclusivamente para os Cursos Livres).

O “Aceite” do Programa Senac de Gratuidade

Acima de tudo, quando o candidato dá sim ao “aceite”, ele assume a total responsabilidade sobre as informações preenchidas nos documentos.

Em seguida, quando o candidato preencher e der o “aceite”, comprovando o envio de todos os documentos demandados, será a sua matrícula processada.

Finalmente o candidato é então avisado da efetivação de sua vaga, pelo e-mail que ele mesmo se inscreveu.

É importante atentar que o cronograma, tanto das datas do início das inscrições, como dos cursos disponíveis, será disponibilizado na guia “Sobre o Curso” da respectiva programação. Contudo, as vagas estarão sempre sujeitas à disponibilidade em cada um dos Estados.

Cursos Livres do SENAC

O FDR fez uma lista, logo abaixo, por ordem alfabética, dos cursos cujas inscrições estão abertas para 2020.

Além disso, vamos disponibilizar o link oficial do Senac. Portanto escolha, com cuidado, qual deles mais se identifica com o seu perfil:

  • Agente de Desenvolvimento Socioambiental;
  • Agente de Projetos Sociais;
  • Almoxarife;
  • Assistente de Secretaria Escolar;
  • Camareira em Meios de Hospedagem;
  • Garçom;
  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Operador de Caixa;
  • Recepcionista em Meios de Hospedagem;
  • Representante Comercial;
  • Vendedor; e
  • Vendedor de Produtos e Serviços Ópticos.

Lembre-se que a sorte acompanha os audazes. Boa sorte!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!