INSS tem previsão para regularizar serviços; saiba quando começa a receber

Novidades na crise do INSS. Nessa quarta-feira (29), o ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, Augusto Heleno, informou que o prazo para a contenção das filas de espera do instituto é até o mês de outubro. Segundo ele, com as ações de força-tarefa, espera-se que o número de benefícios solicitados volte a quantia mensal normal, sendo de 1 milhão.

INSS tem previsão para regularizar serviços; saiba quando começa a receber (Imagem: Reprodução - Google)
INSS tem previsão para regularizar serviços; saiba quando começa a receber (Imagem: Reprodução – Google)

Augusto ainda declarou que, caso o reforço funcione como o esperado, há ainda uma possibilidade de antecipação no cronograma. A declaração foi dada em uma entrevista à rádio CBN, onde foi explicar a saída do ex-presidente do INSS, Renato Vieira.

Leia também: Crise no INSS: saiba quem são os mais prejudicados com os atrasos

O representante pediu sua exoneração na última semana, por causa da crise na qual se encontrava. Agora, quem assumirá o controle do instituto será o ex secretário da previdência, Leonardo Rolim. Sua posse deve acontecer nos próximos dias, porém já está em debate com os representantes do governo para elaborar estratégias contra a crise.

Participação dos militares

Ao ser questionado sobre a contratação dos reservistas, Heleno defendeu a proposta, dizendo que tratava-se de uma medida que permitiria que os funcionários do INSS pudessem se dedicar exclusivamente às análises dos benefícios.

Segundo ele, há formas burocráticas para que a suspensão dos militares seja revista. O secretário falou ainda sobre o desejo de convocar outros servidores públicos para ajudar na força-tarefa, quebrando o questionamento do judiciário sobre uma seleção exclusiva da categoria.

Entenda a crise do INSS

Desde o fim do ano passado, o Instituto Nacional do Seguro Social está enfrentando a pior crise de sua história. Mais de 2,4 milhões de benefícios estão suspensos devido as atualizações da reforma da previdência e ao atraso do relatório com os dados dos cadastrados, gerados pela DataPrev.

Ainda na primeira semana deste ano, o governo federal decidiu interver criando um plano emergencial para poder conter a situação.

É válido ressaltar que tais atrasos estão aumentando consideravelmente as despesas da união, tendo em visto os gastos com a defensoria pública, uma vez em que o instituto está recebendo inúmeros processos judiciais e adminstrativos.

Além disso, para cada benefício em atraso, após a aprovação do mesmo, deverão ser pagos os valores de juros durante o tempo de suspensão.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.