IPVA MS 2020: fim do desconto de 15% será nesta semana 

Nesta sexta-feira (31), chega ao fim o prazo para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA MS 2020, com o desconto de 15%. O motorista que optou por parcelar o imposto, que pode ser feito em até cinco vezes, também deverão pagar a primeira parcela no dia 31.

IPVA MS 2020: fim do desconto de 15% será nesta semana 
IPVA MS 2020: fim do desconto de 15% será nesta semana

A segunda cota do IPVA MS 2020 vencerá no dia 28 de fevereiro, a terceira em 31 de março, a quarta em 30 de abril e a última em 29 de maio. 

Saiba também: Pagamento IPVA 2020 pode ser feito em conta digital? Saiba!

De acordo com a gestão estadual, foram encaminhados cerca de 1,1 milhão de carnês para os sul-mato-grossenses.

Independente do final da placa do veículo, os contribuintes devem quitar o tributo na mesma data. O calendário citado funciona para todos os transportes tributáveis no Mato Grosso do Sul.

Os valores a serem pagos dependem do preço de mercado do automóvel, segunda a tabela Fipe, multiplicado pelas alíquotas. Para o IPVA MS 2020 a Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ) definiu as seguintes alíquotas:

  • 3,5% para os carros de passeio;
  • 2% para caminhão, ônibus, motos, triciclos e quadriciclos;
  • 2,5% para embarcações e aeronaves;
  • 3% para aeronaves e lanchas esportivas, como jet-skis, motor-home e kart;
  • 3,5% para carros de passeio;
  • 4,5% para carros de passeio com capacidade de até oito passageiros, que utilizam óleo diesel;
  • 7% para veículos de corrida. 

Vale lembrar que caminhão, ônibus, micro-ônibus e veículos de passeio novos permanecem isentos pelo primeiro ano e as motocicletas têm desconto de 50% na primeira tributação.

Esse imposto é a segunda fonte de arrecadação do governo mato grossense, ficando atrás apenas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O IPVA é um imposto estadual e obrigatório. Deixar de fazer o pagamento acarreta em multas, juros e pode dobrar o valor original do tributo. 

Junto com o IPVA MS 2020 os contribuintes ainda devem pagar o DPVAT e a taxa de renovação do CRLV para poder quitar o licenciamento.

Os impostos podem ser pagos juntos ou separados, dependendo da preferência do proprietário do automóvel.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.