Inscrição no Bolsa Família ficou mais difícil! Fila mostra milhares na espera pelo benefício

Apesar de anunciar diversas reformulações que irão beneficiar os cadastrados do programa, o governo federal está dificultando a entrada de novos brasileiros por meio da inscrição no Bolsa Família. Acumulando uma fila de aproximadamente 494.229 pedidos. Até julho do ano passado a lista de espera estava zerada, sendo atualmente a maior desde 2015.

Inscrição no Bolsa Família ficou mais difícil! Fila mostra milhares na espera pelo benefício
Inscrição no Bolsa Família ficou mais difícil! Fila mostra milhares na espera pelo benefício

Segundo o ministério da cidadania o motivo do entrave diz respeito ao orçamento disponibilizado para custear os pagamentos dos auxílios.

Além disso, o governo alegou também que será preciso esperar o desligamento de mais beneficiários na ação pente-fino para que novos cadastros possam ser aprovados.

Veja também: Reajuste no Bolsa Família vai aumentar faixa de renda dos beneficiados em 2020

Aquelas que fizeram a inscrição no Bolsa Família, mas estão nas filas de espera, já tiveram seus cadastros aprovados no Cadastro Único e comprovaram, por meio da documentação solicitada, que se enquadram as regras para o recebimento do benefício.

São famílias com uma renda mensal de R$ 89 por pessoa, tendo filhos menores de idade, gestante, entre outras características. Segundo a legislação do projeto, ele tem como objetivo ajudar financeiramente os brasileiros que estão enquadrados em uma situação de pobreza e extrema pobreza.

As informações sobre a fila foram levantadas pela revista Veja, e publicadas nos demais portais. A análise foi feita por meio Lei de Acesso à Informação.

Mostrando que entre janeiro de 2018 e maio de 2019, a média mensal de novos benefícios concedidos era de 261.429. Desde junho, esse número caiu drasticamente, e hoje é de 5.667.

Quanto ao número de espera, em 2018 a fila estava totalmente zerada. E até o fim de 2019 foram contabilizados, pelo menos, 494.229 pedidos esperando autorização.

Ao ser questionado sobre a situação e o porquê do entrave, o ministério da cidadania informou que está trabalhando para limpar a ficha de cadastrados, desligando aqueles que apresentam esquema de fraude.

Após o fim da ação é que dará início a aceitação de novas inscrições, uma vez em que terá mais recurso para financiamento.

Osmar Terra, atual ministro, mencionou também as medidas que estão sendo estruturadas para 2020, que têm como objetivo aumentar o valor dos auxílios e criar novas gratificações.

Segundo ele, as ações precisarão também ser enquadradas no orçamento do programa e por isso, nesse momento, não está aceitando novos pedidos. Trata-se de uma organização interna para que o Bolsa Família volte a operar de forma mais eficaz, defendeu.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.