Saiba onde pode quitar o IPVA 2020 no seu estado

O calendário de pagamentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IVA 2020) está começando em diversos estados brasileiros. Os motoristas precisam ficar atentos, pois apesar de ser um tributo nacional, seu funcionamento varia de acordo com cada região. Entre as dúvidas mais frequentes, muitos se questionam onde pagar os valores cobrados.

Saiba onde pode quitar o IPVA 2020 no seu estado
Saiba onde pode quitar o IPVA 2020 no seu estado

Como mencionado, o pagamento é determinado de acordo com cada governo estadual e por isso poderá não ser o mesmo a depender do local onde seu veículo está registrado.

Saiba também: IPVA atrasado pode trazer consequências graves para o contribuinte

De modo geral, a maioria das instituições financeiras estarão recebendo a quantia do IPVA 2020, sendo as principais:

  • Bradesco
  • Banco do Brasil
  • Itaú
  • Santander
  • Casas lotéricas
  • Correios
  • Correspondentes dos bancos em supermercados, padarias, farmácias

Além disso, há redes como a Bancoop, Sicredi, Banco Rendimento, entre outras.

Para saber exatamente onde pagar o imposto, o contribuinte precisa acessar o portal do Detran de sua região ou entrar em contato com o órgão por meio de sua central de atendimento.

Por ser um período de tributação, a maioria dos sites do Departamento de Trânsito estão fornecendo tais informações de modo que otimize e facilite o serviço.

Formas de pagamento do IPVA 2020

É importante ressaltar que além da prestação de conta em uma agência bancária, o imposto permite também que seu valor seja encerrado por meio dos aplicativos financeiros das instituições.

Para isso, basta copiar o sequencial numérico do boleto ou submete-lo no leitor de código de barras dos aplicativos.

O valor será debitado automaticamente e apresentará um comprovante de pagamento que deve ser guardado em caso de possíveis erros no sistema do banco ou da Receita.

Descontos e valores

Cada estado está ofertando descontos e valores diferentes. Há regiões que ao pagar a cota única (valor total de forma à vista) o contribuinte é contemplado com uma isenção de 3% à 10%.

No caso do parcelamento, este pode ser feito de três vezes a oito vezes, e apresenta quantias mínimas a partir de R$ 50.

Há também descontos para aqueles que pagaram os últimos impostos em dia e os participantes de programas de pontos por meio do CPF.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.