Prova de vida do INSS vira alvo de fake news; veja como não cair no golpe 

Está circulando pelas redes sociais uma mensagem sobre a prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), dizendo que todos os segurados façam o procedimento o quanto antes. Mas a notícia é fake news. Veja como não cair no golpe. 

Prova de vida do INSS vira alvo de fake news; veja como não cair no golpe 
Prova de vida do INSS vira alvo de fake news; veja como não cair no golpe

A mensagem fake diz que todos os aposentados e pensionistas que recebem o benefício devem realizar a prova de vida até o dia 28 de fevereiro. 

Leia também: Saque do INSS: o que é preciso saber antes de tirar o dinheiro?

Mas na realidade, os beneficiários devem comparecer uma vez a cada 12 meses, ou seja, uma vez por ano ano, à agência onde recebem o benefício. As datas para isso são definidas pelos bancos de recebimento, e por isso podem variar. 

O processo exige que todos os beneficiários compareçam a agência onde recebem o benefício para provar que estão vivos. O procedimento é feito para evitar fraudes.

Algumas instituições definem que a prova de vida deve ser realizada na data de aniversário do benefício, já outros realizam a convocação um mês antes de vencer o prazo para a última prova. 

A mensagem começou a circular nas redes sociais em 2019. Essa confusão aconteceu, por conta, que em 2018 o INSS fixou o prazo adicional até o dia 28 de fevereiro para atender os segurados que não tinham realizado a comprovação de vida no ano de 2017.

Uma das provas dessa reciclagem do texto é que o ano de 2020 é ano bissexto e por isso, o mês de fevereiro acaba no dia 29. 

Os órgãos responsáveis, INSS e a Secretaria da Previdência, disseram que os beneficiários devem consultar diretamente o banco pagador para saber se devem realizar a prova de vida.

O processo deve ser feito todo o ano para evitar que o segurado tenha o seu benefício suspenso.

O sistema tem ficado cada vez mais tecnológico. Além de permitir que o pensionista que realiza a prova em uma agência do INSS faça o agendamento via internet, e realize o procedimento por biometria nos bancos. A ideia é que o processo passe a ser de reconhecimento facial nos próximos anos, usando um aparelho celular.