Atenção motoristas. O pagamento do IPVA 2020 começou e vem movimentando milhões na economia nacional. O tributo é destinado para todos os proprietários de automóveis registrados no território nacional e deve ser pago ao longo dos próximos meses.
A prestação de conta varia de acordo com cada estado, entretanto é possível que aqueles que possuam contas digitais paguem por meio do código do boleto.
No Nubank, por exemplo, os contribuintes conseguem indexar o código de barras da cobrança e paga-la de forma rápida e prática, com o próprio celular.
Saiba também: IPVA atrasado pode trazer consequências graves para o contribuinte
Demais aplicativos financeiros de grandes instituições como o Santander, Bradesco, Itaú e Banco do Brasil também permitem essa facilidade. A ideia é que assim o imposto seja pago mais rápido, facilitando a vida dos titulares.
Transformação digital no pagamento do IPVA 2020
Os clientes que desejam fazer o pagamento do IPVA 2020 no aplicativo de internet banking já conseguem. O desejo é usar o dinheiro poupado nas fintechs. Hoje, para saber onde pagar o tributo é necessário conferir a lista no site do Detran.
Desde o começo do ano o governo federal vem demonstrando seu interesse pelos bancos digitais.
Segundo uma reportagem do Valor Econômico, está sendo estruturado um projeto entre a Câmara e o Senado que tem como objetivo desburocratizar os serviços financeiros por parte do poder público, permitindo que estes sejam feitos por marcas como o C6 Bank e o Nubank.
A ideia é tirar os pagamentos de serviços e tributos exclusivamente das instituições tradicionais e permitir uma maior flexibilidade. O projeto está sendo discutido nas esferas do Banco Central (BC), da Receita Federal e da Secretaria do Tesouro Nacional.
Ao permitir o acesso aos bancos digitais, o governo federá estará reduzindo a receita por parte dos bancos tradicionais que atualmente acumulam uma receita de R$ 8,9 bilhões (valor de 2019).
Além disso, o governo também informou que as instituições digitais se mostraram uma ótima oportunidade a partir da aceitação da sociedade para com as mesmas.
O Nubank, hoje, acumula um dos maiores índices de clientes do mercado. Já o C6 Bank também está entre os mais bem avaliados e vem trabalhando para parcerias internacionais.
Até então o projeto não tem medidas definidas e nem possui um prazo de validação. Segundo o Valor, esperam-se que as propostas sejam formalizadas ainda nesse primeiro semestre e passem a entrar em vigor a partir de 2021.