Pagamento IPVA 2020 pode ser feito em conta digital? Saiba!

Atenção motoristas. O pagamento do IPVA 2020 começou e vem movimentando milhões na economia nacional. O tributo é destinado para todos os proprietários de automóveis registrados no território nacional e deve ser pago ao longo dos próximos meses.

Pagamento IPVA 2020 pode ser feito em conta digital? Saiba!
Pagamento IPVA 2020 pode ser feito em conta digital? Saiba!

A prestação de conta varia de acordo com cada estado, entretanto é possível que aqueles que possuam contas digitais paguem por meio do código do boleto.

No Nubank, por exemplo, os contribuintes conseguem indexar o código de barras da cobrança e paga-la de forma rápida e prática, com o próprio celular.

Saiba também: IPVA atrasado pode trazer consequências graves para o contribuinte

Demais aplicativos financeiros de grandes instituições como o Santander, Bradesco, Itaú e Banco do Brasil também permitem essa facilidade. A ideia é que assim o imposto seja pago mais rápido, facilitando a vida dos titulares.

Transformação digital no pagamento do IPVA 2020

Os clientes que desejam fazer o pagamento do IPVA 2020 no aplicativo de internet banking já conseguem. O desejo é usar o dinheiro poupado nas fintechs. Hoje, para saber onde pagar o tributo é necessário conferir a lista no site do Detran.

Desde o começo do ano o governo federal vem demonstrando seu interesse pelos bancos digitais.

Segundo uma reportagem do Valor Econômico, está sendo estruturado um projeto entre a Câmara e o Senado que tem como objetivo desburocratizar os serviços financeiros por parte do poder público, permitindo que estes sejam feitos por marcas como o C6 Bank e o Nubank.

A ideia é tirar os pagamentos de serviços e tributos exclusivamente das instituições tradicionais e permitir uma maior flexibilidade. O projeto está sendo discutido nas esferas do Banco Central (BC), da Receita Federal e da Secretaria do Tesouro Nacional.

Ao permitir o acesso aos bancos digitais, o governo federá estará reduzindo a receita por parte dos bancos tradicionais que atualmente acumulam uma receita de R$ 8,9 bilhões (valor de 2019).

Além disso, o governo também informou que as instituições digitais se mostraram uma ótima oportunidade a partir da aceitação da sociedade para com as mesmas.

O Nubank, hoje, acumula um dos maiores índices de clientes do mercado. Já o C6 Bank também está entre os mais bem avaliados e vem trabalhando para parcerias internacionais.

Até então o projeto não tem medidas definidas e nem possui um prazo de validação. Segundo o Valor, esperam-se que as propostas sejam formalizadas ainda nesse primeiro semestre e passem a entrar em vigor a partir de 2021.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.