Itaú faz comunicado animador aos usuários do cheque especial

Clientes Itaú podem ficar despreocupados, pois o banco não irá aderir a nova cobrança do cheque especial. Nessa quinta-feira (23), a instituição informou que isentará seus correntistas das novas tarifas. “A decisão beneficiará todos que possuem o produto contratado em sua conta pessoa física ou microempreendedor individual”, disse em nota.

Itaú faz comunicado animador aos usuários do cheque especial
Itaú faz comunicado animador aos usuários do cheque especial

As alterações no serviço financeiro estão válidas desde o dia 6 deste mês e permite que os bancos cobrem uma taxa de 0,25% para disponibilizar limite superior a R$500 no cheque especial, mesmo se o cliente não utilizar a quantia.

Saiba: Bancos cobram taxa do cheque especial no limite máximo

Saiba quais são as novas regras do cheque especial:

  • O banco precisa avisar o correntista sempre que entrar no cheque especial;
  • Ao utilizar mais de 15% do limite deste crédito em 30 dias seguidos, o correntista precisa receber do banco uma alternativa de crédito com juros menores;
  • No extrato bancário, o limite do cheque especial deve vir separado. Esta medida tenta facilitar a leitura do cliente, que pode confundir o valor com seu o saldo disponível na conta corrente;
  • O cliente tem direito de negociar sua dívida o banco.

Posicionamento das instituições além do Itaú

Além do Itaú, outros bancos já se posicionaram contra as novas medidas. No Bradesco, os clientes não precisarão se preocupar com as tarifas até junho deste ano.

Entretanto, a partir do segundo semestre a rede irá avaliar se vai aderir a cobrança ou não, a depender de seus lucros e prejuízos.

Já o Santander, até então, foi o único que aceitou a proposta diretamente. Desde o dia 6 de janeiro os novos correntistas que se vincularem a instituição terão que pagar os 0,25% exigidos.

Os que já eram clientes terão até o mês de julho para informar se permanecerão ou não com o serviço, não podendo ser cobrados imediatamente.

No Banco do Brasil, os correntistas estarão isentos durante todos os doze meses de 2020. E a Caixa Econômica Federal disse que não fará a cobrança neste momento, mas está avaliando os impactos trazidos pela nova resolução do Banco Central. Segundo a instituição, qualquer alteração será comunicada previamente.

Nos bancos digitais, o C6 Bank e o Nubank também isentarão os seus clientes da tarifa de cheque especial.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.