Seguro desemprego liberado! Veja quando receberá seu benefício 

Na quarta-feira (22), a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia informou que foram liberados cerca de 67.523 requerimento de seguro-desemprego que estavam atrasados. 

Seguro desemprego liberado! Veja como receber seu benefício 
Seguro desemprego liberado! Veja como receber seu benefício

Os relatos de dias atrás apontavam que os atrasos no seguro desemprego foram causados por conta do saque imediato, no qual os trabalhadores poderiam sacar até R$998 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Na última quinta-feira (16), o Secretaria do Trabalho comunicou que os trabalhadores que tinham dificuldade de acesso ao seguro-desemprego teriam os pedidos processados e liberados nesta quarta-feira, 22 de janeiro.

Veja: Seguro desemprego 2020: entenda como funcionará o sistema neste ano

Vale dizer que os beneficiários que realizarem a solicitação a partir desta segunda-feira (20) terão os seus benefícios liberados de forma automática. 

De acordo com o governo, as parcelas estão agendadas para começar o pagamento em 28 de janeiro.

A regra determina que a liberação da parcela ocorre em até 30 dias após a data de requerimento. Já as outras serão pagas em um intervalo de um mês, a partir da primeira parcela. 

A secretaria informou que se os pedidos não tiverem impedimentos, já foram liberados e novas solicitações não serão bloqueadas, se isso não acontecer haverá reprocessamento. 

Em nota, a secretaria comentou sobre os requerimentos liberados e as novas solicitações. A consulta pode ser feita pela no site do Ministério do Trabalho ou pelo aplicativo da Carteira de trabalho digital.

“Os requerimentos reprocessados nesta semana são relativos aos pedidos feitos até 17 de janeiro. Todos que estavam bloqueados por conta da nova modalidade de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foram liberados. As novas solicitações de seguro-desemprego não passarão pelo mesmo problema”, informou.

O órgão informou que os relatos de trabalhadores sobre as divergências entre o saque imediato do FGTS e a concessão do benefício começaram a chegar a partir da segunda quinzena do mês de dezembro. 

Após conhecer o problema, o Ministério da Economia já começou a realizar a correção nos sistemas para solucionar o problema, com o suporte da Caixa Econômica Federal.