Aplicativo do Bolsa família traz recursos surpreendentes no sistema; saiba como baixar

Governo Federal está investido em tecnologia para otimizar seus serviços. Os beneficiários, que já contavam com um aplicativo do Bolsa Família para ter informações sobre o programa, tiveram o sistema reformulado tornando-o ainda mais eficaz. Disponível gratuitamente para os celulares IOS e Andriod, a ferramenta já conta com mais de um milhão de usuários.

Aplicativo Bolsa Família: veja como baixar sistema de informações do programa
Aplicativo Bolsa Família: veja como baixar sistema de informações do programa

O aplicativo do Bolsa Família permite que os cadastrados acompanhem o calendário de pagamento, os saques realizados e o extrato do benefício.

Leia também: Pagamento do Bolsa Família começou; veja como receber

Além de fornecer orientações do Ministério da Cidadania, no que diz respeito as regras e exigências do programa.

 Como fazer para baixar o aplicativo do Bolsa Família

  • Procure o ícone da loja de aplicativos do seu celular.
  • Na busca, digite Bolsa Família CAIXA (de Caixa Econômica Federal).
  • Instale, aguarde e insira seus dados.

Todos os dados nele presentes também então disponíveis no extrato de pagamento, evitando que o beneficiário vá até uma unidade da Caixa Econômica Federal para obter informações.

“Para o público que possui acesso ao app, nós transmitimos informações que diminuem o desgaste, por exemplo, de ir até um canal de pagamento fora da data estipulada pelo calendário”, explicou a diretora de Benefícios da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), Caroline Paranayba.

O aplicativo foi desenvolvido pelo Ministério da Cidadania em parceria com a Caixa e a equipe do Bolsa Família.

Ele tem como um de seus objetivos também reduzir o número nas filas de espera dos Centros de Referência de Assistência Social, os CRAS, já que apresenta as principais dúvidas dos usuários.

“Entre oito e nove milhões de pessoas que fizeram o download podem receber essas informações de maneira mais prática, a partir do aplicativo, sem ter que se deslocar a um canal da Caixa ou até o CRAS”, afirmou Caroline.

Sobre o programa

Trata-se do maior programa social do país. Desenvolvido desde 2003, fornece ajuda para mais de 13 milhões de famílias brasileiras que estão em situação de pobreza ou extrema pobreza.

Ao liberar bolsas aos cadastrados, o projeto tem como finalidade incentivar e garantir os direitos relacionados a educação, moradia, saúde e alimentação.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.