Informe de rendimento do INSS precisa ser emitido o quanto antes; saiba como fazer

O período de declaração do Imposto de Renda 2020 está cada vez mais próximo e com isso milhares de brasileiros precisam começar a se organizar para a prestação de contas. Entres as informações dadas ao leão, o contribuinte pode solicitar ao Instituto Nacional do Seguro Social seu extrato de benefícios e contribuições. Isto é, o informe de rendimento do INSS, que pode ser abatido nos valores finais.

Informe de rendimento do INSS precisa ser emitido o quanto antes; saiba como fazer
Informe de rendimento do INSS precisa ser emitido o quanto antes; saiba como fazer

O procedimento é simples e deve ser realizado diretamente com o INSS. Há duas formas de fazer, uma só através do portal Meu INSS e outra tendo que ir até uma unidade do instituto.

Acesse também: Declaração IRPF 2020: startup lança plataforma gratuita para facilitar preenchimento

Como emitir o informe de rendimento do INSS

  • Pela internet sem comparecimento à unidade do INSS

Dessa forma, é preciso acessar o Portal do Meu INSS, selecionar a opção “Entrar” no canto superior direito da tela e realizar um cadastro. Caso seja o primeiro acesso, é preciso fazer o login criando uma senha e e-mail de identificação.

Na sequência, ao acessar o sistema com a senha registrada, escolha a opção “Extrato para Imposto de Renda (IR)” , do lado esquerdo da página, e emita o documento.

  • Com agendamento e comparecimento à unidade do INSS

Já para aqueles que preferem fazer o serviço presencialmente, é preciso acessar o Meu INSS, solicitar um “Novo requerimento” e digitar no campo “pesquisar” a palavra “extrato”.

Na sequência, marque o horário e local que deseja ser atendido. Compareça à unidade do INSS, no dia e hora definidos, com os documentos necessários, sendo estes:

  • Procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se houver;
  • Documentos pessoais do interessado com foto.

Mudanças no Imposto de Renda 2020

Esse ano o tributo passará por algumas modificações, a mais recente, no que diz respeito as declarações, é que agora os patrões não poderão abater as contribuições do INSS de seus funcionários domésticos.

A medida não foi renovada para 2020 e não poderá ser aplicada. Aqueles que colocarem os valores na declaração de forma desatualizada estarão sujeitos a cair na malha fina.

Segundo o governo, a isenção por parte da modalidade foi definida por só beneficiar uma parcela da sociedade que tem condições de custear as despesas com empregado doméstico.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.