Isenção IPVA DF 2020: motos de baixa cilindrada estão na mira do governo

Pilotos do Distrito Federal podem comemorar. O governo está analisando um projeto que tem como objetivo liberar as motos de até 150 cilindradas do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A medida sobre a isenção IPVA DF 2020 está em avaliação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e vem apresentando um caráter positivo entre os parlamentares.

Isenção IPVA DF 2020: motos de baixa cilindrada estão na mira do governo
Isenção IPVA DF 2020: motos de baixa cilindrada estão na mira do governo

Seu texto solicita que os proprietários de motocicletas de até 150 cilindradas fiquem isentos do pagamento do imposto em toda a região.

Segundo o senador Chico Rodrigues (DEM-RR), autor da proposta (PRS) 3/2019, o projeto tem como objetivo ajudar financeiramente aqueles que estão em classes mais baixas.

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Ele defende que a grande maioria dos proprietários das motos, 85% no total, são homens que estão nas classes C, D e E e utilizam o veículo para ir ao trabalho. Ao deixa-los isentos de tal pagamento, o governo estaria beneficiando um grupo de maior vulnerabilidade, que já sofrem com a má estrutura dos transportes urbanos.

Outro ponto levantado pelo senador é que a isenção do IPVA DF 2020 também impactará em melhorias nas estradas, uma vez em que, por serem mais leves, as motocicletas afetam menos o asfalto.

“Esses veículos de porte leve não causam estragos às estradas e às pistas pavimentadas, sendo não onerosos na destinação dos recursos captados pelo IPVA”, defendeu.

Se for aprovada, a lei passará a entrar em vigor no 1 dia do ano sequente a sua sanção.

Recepção dos parlamentares à proposta de isenção do IPVA DF 2020

O relator na CAE, senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), votou pela aprovação do projeto. Segundo ele, a medida deve ser pensada como uma espécie de prevenção da guerra fiscal entre estados.

O parlamentar alegou que hoje em dia a alíquota varia de acordo com os estados, resultado em cargas tributárias diferentes para as motos.

Sendo aprovado, o texto trará fim a polêmica, já que tais veículos deixarão de ser taxados.  Para ele, por fim a cobrança será uma forma de beneficiar tanto o cidadão, quanto o poder público, por isso defende que a padronização, prevista no projeto, aconteça.

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Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.