IPVA PB 2020: conheça as formas de pagamento do tributo

Os paraibanos que possuem carros com o final da placa 1, devem ficar atentos ao prazo de pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA PB 2020, que vence no dia 31 deste mês. A data limite serve também para aqueles que solicitaram a isenção do tributo no ano passado e precisam fazer a comprovação dos documentos em qualquer repartição fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB). Saiba como pagar o imposto lendo a matéria abaixo.  

IPVA PB 2020: conheça as formas de pagamento do tributo
IPVA PB 2020: conheça as formas de pagamento do tributo

O pagamento do tributo tem duas formas diferentes para cada dono de veículo. Eles são divididos pelo número final da placa. Para isso existem três opções: 

  • Cota única, com desconto de 10% à vista;
  • Pagamento em três parcelas, mas sem desconto, sendo a primeira com vencimento até o dia 31 deste mês; 
  • Pagamento total do IPVA no dia 3 de dezembro, também sem o desconto.  

Até o dia 31, a Sefaz-PB espera que os 72.393 veículos, com final da placa 1, tenham feito seus lançamentos do IPVA PB 2020. 

Leia também: Reembolso DPVAT: número de pedidos cresce em 24h e impressiona 

Os boletos do IPVA/licenciamento devem ser impressos pela internet, acessando o portal da Sefaz ou o do Detran-PB. Mas também podem ser pegos em uma repartição fiscal (Centros de Atendimento ao Cidadão ou nas Unidades de Atendimento ao Cidadão) ou nas unidades do Detran-PB.  

Você pode pagar o carnê em agências bancárias ou em serviços de autoatendimento dos bancos; nas lotéricas; ou de forma mais prática pelo aplicativo do seu banco no celular. 

Isentos do IPVA PB 2020 

Taxistas, portadores de deficiência (física, visual, mental ou autista), veículos cadastrados no Ministério do Turismo na qualidade de transporte turístico; motofretistas e de motoboys até 150 cilindradas, de placa final 1, também precisam estar atentos a data limite no dia 31 deste mês.

Os que pediram no ano passado a isenção do IPVA, precisam levar a documentação que comprove o requerimento em alguma repartição fiscal do IPVA, onde, se assim desejar, já podem dar entrada na isenção de 2021. 

Mas não se engane: veículos isentos do IPVA deverão pagar, ainda assim, as demais taxas do veículo, como emplacamento, DPVAT, licenciamento do Detran-PB e a Taxa de Bombeiro. 

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

IPVA PB 2020: conheça as formas de pagamento do tributo

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Amanda Castro
Amanda Castro é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e graduanda de Administração pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE). É responsável pela área de negócios, tráfego e otimização SEO do portal FDR. Além disso, atua como redatora do portal FDR e demais portais de notícias desde 2017, produzindo conteúdo sobre economia, finanças pessoais e programas sociais.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA