IPTU 2020: veja como conseguir desconto no pagamento em Curitiba

Atenção curitibanos. Os carnês de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano, IPTU Curitiba de 2020 já estão disponíveis no site da prefeitura e o calendário para a prestação de contas com o desconto de 4% deverá se encerrar até o dia 10 de fevereiro. Os interessados precisam quitar o valor total do tributo à vista, por meio da cota única.

IPTU Curitiba 2020: veja como conseguir desconto no pagamento
IPTU Curitiba 2020: veja como conseguir desconto no pagamento

Para poder acessar os boletos, é preciso abrir o site da prefeitura da cidade e ir até a página de serviços. Nela, digite IPTU na barra de pesquisa. Procure pela aba de extrato de pagamentos e ao informar o número de registro do imóvel confirme a consulta.

Saiba também: IPVA e IPTU à vista valem a pena? Entenda

As guias serão geradas automaticamente e você poderá conferir o valor total e também simular o parcelamento. Quem não puder quitar o débito de uma única vez, terá até o mês de novembro para encerra-lo, entretanto, não haverá descontos.

Para quem dividir o pagamento do IPTU Curitiba 2020, as datas de vencimento irão variar entre os dias 11 e 15 de cada mês. Sendo o primeiro realizado em fevereiro e o último em novembro.

Quanto aos carnês impressos, enviados pelos correios, estes já estão sendo entregues e segundo a prefeitura estarão todos nas mãos dos contribuintes até a última semana de janeiro.

Segundo a prefeitura, esse ano o esperado é que 790 mil imóveis prestem conta do imposto.

Reajuste no IPTU Curitiba 2020

Esse ano, o tributo foi reajustado de de 7,27% a 10,27%, tendo como base os percentuais estabelecidos em uma lei complementar de 2017 – de 4% para imóveis edificados e de 7% para imóveis não edificados – mais a correção monetária medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que foi de 3,27% no período entre dezembro de 2018 e novembro de 2019.

Taxa de Lixo

Além do pagamento do IPTU Curitiba 2020, os contribuintes devem pagar a Taxa de Coleta de Lixo (TCL). O valor será o mesmo de 2019, R$ 275,40 ao ano, correspondente a R$ 0,75 por dia.

O débito pode ser quitado em diversas formas, entre elas via internet ou em agências bancárias de bancos de todo o estado.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.