Material escolar tem acréscimo de 8% em 2020; saiba como economizar

Pais e demais familiares sentiram o peso financeiro com o começo do ano letivo. Segundo um levantamento realizado pela Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (Abfiae), o material escolar está 8% mais caro esse ano. A associação justifica a alta ocorreu graças a elevação de preços em materiais como plástico, tinta e papel.

Material escolar tem acréscimo de 8% em 2020; saiba como economizar
Material escolar tem acréscimo de 8% em 2020; saiba como economizar

Para evitar cair em golpes e falsas promoções, os especialistas orientam aos responsáveis a fazer uma busca de preço em diversas lojas e marcas, de modo que possa comparar os valores.

Leia também: Quer pagar menos no material escolar? Veja como

A ação evitará que o consumidor se prenda a uma única papelaria que possa estar vendendo os produtos com preços ainda mais caros.

Outra dica importante é também levar os pequenos para as compras. Ao contrário do que se fala, trata-se de uma ótima oportunidade de educa-los financeiramente e ensina-los a valorizar o material adquirido.

É válido ressaltar que as escolas não podem exigir marcas ou que o aluno compre seus materiais em uma loja especifica. Exceto as apostilas de exercícios, nenhum outro produto deve ser comercializado obrigatoriamente dentro das instituições de ensino.

Confira abaixo dicas de como economizar no material escolar:

Reaproveite

Se houver materiais do ano anterior ainda em bom estado de conservação, utilize-os novamente. Bolsas e estojos, por exemplo, são produtos com uma maior durabilidade que podem ser repetidos.

Compre usados

Sebos ou brechós são uma ótima oportunidade para comprar livros e até mesmo com os pais dos alunos da mesma escola.

Um estudante que esteja um ano há frente pode vender seus livros de forma mais barata. Isso é uma forma de conseguir uma renda para ajudar nas despesas e também de levar um material mais em conta.

Use cupons de desconto e cashback

Há sites e livrarias que aproveitam o período de alta demanda para fornecer cupons de descontos. Estes devem ser utilizados na hora do pagamento, podendo abater o valor total da compra.

Compre com antecedência

Quanto mais próximo das aulas, mais caro serão os produtos. Uma boa dica é comprar o material no fim do ano anterior e caso a escola ainda não tenha liberado a lista completa, já ir antecipando produtos que são inclusos todo ano, como cadernos, canetas, etc.

Exija a nota fiscal

A nota fiscal é importante para conferir se todos os produtos foram entregues na quantidade e no preço informado pela loja. Por ser uma lista grande, muitas vezes há erros na hora do envio.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.