CNH Social vira alvo de golpes na internet; veja como se proteger

Motoristas da Paraíba devem ficar atentos, pois há um novo golpe na praça. Na última semana, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), emitiu um alerta para a população do estado informando sobre um falso site para solicitar a CNH Social. Segundo o órgão, o portal é uma fraude e tem como objetivo roubar dinheiro dos usuários.

CNH Social vira alvo de golpes na internet; veja como se proteger
CNH Social vira alvo de golpes na internet; veja como se proteger

Em seu texto, o Detran-PB explicou que trata-se de uma plataforma utilizada para a aplicação de golpes financeiros.

Ao acessá-la, o usuário informa seus dados pessoais, número de documentação, registros financeiros e recebe um boleto de pagamento pelo cadastro.

Leia também: Reembolso do DPVAT começa a ser pago nesta semana; veja como funcionará

O órgão reforçou que, para poder se candidatar ao Programa de Habilitação Social (PHS), é preciso que o cidadão acesse o site oficial do PHS. Além disso, relembrou que não há nenhum tipo de cobrança ou boleto enviado por e-mail ou SMS.

Segundo a sua gestão administrativa, o portal que está sendo divulgado é muito semelhante ao oficial, por isso é preciso ficar atento. Em caso de dúvidas, o Detran informa que é melhor acessar a página por meio de suas plataformas de comunicação oficiais.

A hospedagem do site falso está utilizando os seguintes endereços: detran.cnh-e.net, social.cnh-e.net, cnhsocial.net.br e nossofgts.club/cadastro/cnhsocial/confirmado/?f9.

Sobre a CNH Social

Trata-se de um projeto do governo federal que permite que milhares de brasileiros tirem suas carteiras de habilitação de forma gratuita.

Para se candidatar é preciso atender alguns pré-requisitos de renda e o calendário de solicitação varia de acordo com cada estado.

Após o cadastro registrado, o candidato fica aguardando o tempo de aprovação e deve ser chamado pelo Detran para comprovar a documentação enviada.

Se o processo for aprovado, ele está isento do pagamento de todas as etapas para emitir a 1° via ou mudança de categoria na carteira de habilitação.

Como evitar golpes

Especialistas em fraudes online reforçam que a melhor forma de fugir de tais golpes é evitar esses links fantasmas que prometem promoções ou descontos imperdíveis.

No que diz respeito a cadastros do governo, como o PSH e o Bolsa Família, por exemplo, o mais recomendado é acessar obrigatoriamente os portais através dos meios de comunicação oficiais do governo, seja ele federal ou estadual.

E mais, não preencher qualquer formulário ou passar seus dados sem ter total certeza de que se trata de um sistema de confiança. Qualquer dúvida, ligue para o Detran e questione sobre o programa para ter certeza da vigência do mesmo.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

CNH Social vira alvo de golpes na internet; veja como se proteger

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA