Cadastro Positivo: entenda o que muda e como vai funcionar o sistema

Mudanças no Cadastro Positivo beneficiarão os bons pagadores. Desde o último sábado (11), foi liberado o acesso ao “score” (nota de crédito) dos consumidores brasileiros no Cadastro Positivo. A ação marca o primeiro calendário de consulta de 2020 e terá modificações em seu funcionamento. Agora, aquele com o menor histórico de dívidas será contemplado com juros reduzidos.

Cadastro Positivo: entenda o que muda e como vai funcionar o sistema
Cadastro Positivo: entenda o que muda e como vai funcionar o sistema

Desde o anúncio de que o portal estaria liberado para acesso, as buscas pelo termo “cadastro positivo” cresceram mais de 860%.

A maioria diz respeito a dúvida quanto ao funcionamento da plataforma e como ser beneficiado ou limpar o nome na praça para evitar desgastes.

Leia também: Serasa inicia campanha diferente para brasileiros limparem seu nome

Até o ano passado, somente os inadimplentes tinham seus nomes listados. Entretanto, esse ano, todos entraram na planilha. Para retirar, aqueles que desejarem, devem solicitar o cancelamento presencialmente em um dos birôs de créditos do SPC.

Aqueles que permanecerem com o nome na tabela e tiverem com as dívidas em dia serão beneficiados de duas formas: menos inadimplência para quem dá crédito (varejistas, bancos, empresas de crédito etc.) e juros menores para quem toma (consumidores).

Nesse primeiro momento, foram notificados clientes com vínculo nas principais redes bancárias do país, sendo estas: Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Na sequência, será a vez de outras 100 empresas, incluindo marcas de varejo, telemarketing, concessionárias de água, luz, entre outras.

Como fazer a consulta no Cadastro Positivo

Para saber se está no time dos inadimplentes, é possível consultar a própria nota e histórico financeiro.

Para isso, basta acessar os sites dos birôs de crédito autorizados pelo Banco Central (Boa Vista, Quod, Serasa e SPC). O cadastro é feito por meio da utilização do CPF e o extrato é gerado automaticamente, apresentando o histórico financeiro do usuário.

Informações concedidas no sistema

  • nota de crédito (score), utilizada pelas empresas para avaliar a capacidade de pagar o empréstimo;
  • índice de pontualidade de pagamento (quantidade de contas quitadas, vencidas ou canceladas);
  • índice de comportamento de gastos (principais gastos categorizados por tipo de crédito, como cartão, empréstimos, financiamentos, contas de consumo e outros);
  • quantidade de consultas que o CPF do consumidor tem, categorizada por segmento de empresas;
  • histórico consolidado de compromissos assumidos (que inclui valores e datas de pagamento de faturas de cartão de crédito, crediário, financiamentos e empréstimos, por exemplo), desde que tenha havido consentimento do consumidor.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Cadastro Positivo: entenda o que muda e como vai funcionar o sistema

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA