Governo traz solução sobre atrasos nos pedidos de seguro desemprego

Após reportagem do Portal G1, relatando que os brasileiros estão impedidos de receber o seguro-desemprego graças ao pagamento do saque-imediato do FGTS, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia informou que está corrigindo os erros de sistema e que os pagamentos serão liberados já nas próximas semanas.

Governo traz solução sobre atrasos nos pedidos de seguro desemprego
Governo traz solução sobre atrasos nos pedidos de seguro desemprego

Aqueles que solicitaram o benefício terão a quantia depositada até o dia 22. Quanto aos benefícios que forem pedidos posteriormente, os mesmos deverão ser concedidos automaticamente e não precisaram esperar pelo suposto prazo de 60 dias.

Veja tambémSeguro desemprego e PIS recebem reajuste maior que o esperado

O entrave aconteceu graças a movimentação do FGTS nos últimos meses para liberar o pagamento do saque-imediato. Os desempregados que solicitaram o benefício foram informados que teriam que dar entrada em um recurso administrativo 557 para poder ter acesso a quantia.

Ainda segundo o comunicado, o prazo para receber o auxílio era de 60 dias, ultrapassando os 30 determinado pela lei.

Segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, o problema já está sendo resolvido e deverá ser normalizado nos próximos dias. O Ministério da Economia dará início aos processos corretivos em parceria com a Caixa Econômica Federal.

“Com a solução, os trabalhadores que apresentaram um recurso administrativo 557 terão os benefícios liberados no que ocorrer primeiro, reprocessamento ou análise do recurso. Já aqueles que não contestaram a negativa terão a liberação do seguro-desemprego de forma automática”, informou o órgão ao G1.

Para ter acesso a reanálise do benefício, os desempregados deverão solicitar por meio do site www.gov.br ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

O que causou o problema no seguro desemprego

A secretaria explicou que o entrave aconteceu por causa de uma medida de segurança que analisa todas as tramitações do FGTS. O processo impede que o trabalhador realize saques em períodos curtos e como a modalidade imediata é uma novidade ainda não foi atualizada no sistema.

Será preciso modernizar os servidores para que eles consigam acompanhar o novo fluxo do FGTS, levando em consideração os pagamentos do saque-aniversário e saque-imediato.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.