PIS/Pasep: liberado o primeiro lote de pagamento para 2020

Começa hoje (16), o pagamento do abono salarial PIS/PASEP de acordo com o calendário de 2019-2020, tendo como base o ano de 2018. O benefício terminará as concessões no primeiro trimestre do ano. 

PIS/Pasep: liberado mais o primeiro lote de pagamento para 2020
PIS/Pasep: liberado mais o primeiro lote de pagamento para 2020

O PIS, é o programa integração social, pago para os trabalhadores de empresas privadas e o seu calendário segue os meses de nascimento dos trabalhadores.

O benefício liberado são para aqueles que nasceram entre os meses de janeiro e fevereiro. Os trabalhadores recebem o seu dinheiro pela Caixa Econômica Federal.

Leia também: Não fez o saque do abono salarial? Veja até quando pode receber

Já o PASEP é o programa de formação do patrimônio do servidor público, pago para os funcionários públicos. Para a definição das datas de pagamento é levado em consideração o número final de inscrição. 

Nesta quinta (16), aqueles que têm o número de inscrição 5 e nasceram em janeiro ou fevereiro terão o dinheiro disponível para a realização de saque.

O Banco do Brasil é o responsável por realizar o pagamento do PASEP, e a Caixa Econômica Federal deposita o PIS.

Os trabalhadores que nasceram entre julho e dezembro ou que têm o número final de inscrição de 0 a 4, já receberam o seu benefício no ano de 2019. 

O valor do abono pode variar entre R$84 a R$998, já que ele é proporcional ao período em que trabalhou registrado durante o ano e segue como base o piso federal de 2019.

Caso o beneficiado tenha trabalhado por 12 meses, ou seja, um ano, ele terá direito de receber o valor do teto, igual a um salário mínimo.

O benefício é depositado para os trabalhadores de baixa renda e é considerado um 14º salário. Porém, há alguns requisitos para ter direito ao valor. 

Têm direito a receber esse abono salarial, os brasileiros que trabalharam por pelo menos 30 dias, com carteira assinada, no ano de 2018. 

Além disso, o ganho deve ter sido de no máximo dois salários mínimos por mês durante o período em exercício. 

O trabalhador também precisa estar inscrito no PIS há pelo menos cinco anos e a empresa deve ter informado os dados do empregado de forma correta ao governo brasileiro.

Aqueles que já tiverem conta nos bancos, terão o valor creditado antes da data prevista. O saldo ficará disponível para retirada até o dia 30 de junho deste ano para poder realizar o saque do PIS/PASEP.

Caso o trabalhador não realize a retirada ele perde o benefício, já que o dinheiro vai para Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Calendário PIS/PASEP

PIS:

  • Nascidos em janeiro e fevereiro: recebem em 16/01/2020;
  • Nascidos em março e abril: recebem em 13/02/2020;
  • Nascidos em maio e junho: recebem em 19/03/2020.

PASEP:

  • Final de inscrição 5: recebem em 16/01/2020;
  • Final de inscrição 6 e 7: recebem em 13/02/2020;
  • Final de inscrição 8 e 9: recebem em 19/03/2020.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!