Alterações no Bolsa Família devem ser anunciadas em breve; saiba o que muda

Após um ano de mandato voltando para questões econômicas e previdenciárias, o governo Bolsonaro começou 2020 com ações direcionas para o setor social. Desde a primeira semana do ano, o ministro da cidadania, Osmar Terra, vem anunciando alterações no Bolsa Família. Entre as propostas, estão o aumento dos benefícios e a criação de novos auxílios.

Alterações no Bolsa Família devem ser anunciadas em breve; saiba o que muda
Alterações no Bolsa Família devem ser anunciadas em breve; saiba o que muda

Em entrevista ao Estado de São Paulo, nessa segunda-feira (13), o ministro informou que a reformulação do projeto será anunciada em breve e contará com medidas que beneficiarão mais de 13 milhões de famílias brasileiras.

Saiba também: Bolsa Família sofrerá fortes mudanças para ser uma ‘marca social’ do Governo, diz especialista

Uma das primeiras e grandes alterações do Bolsa Família são referentes ao aumento da bolsa base que passará a ser de R$ 100 e R$ 200 para as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, respectivamente.

Além disso, Bolsonaro anunciou também que criará espécies de gratificações para os jovens que desenvolverem um bom empenho escolar.

O pagamento seria feito no fim do ano para os alunos que encerrarem a série acima da média 7. Aqueles que participarem de olimpíadas acadêmicas e esportivas também se enquadrarão no pagamento.

Outra proposta diz respeito ao aumento do pagamento para as crianças recém nascidas de 0 dias de vida até seis meses. O valor do reajuste ainda não foi informado, mas segundo o presidente tem como objetivo ajudar a mãe e o filho nessa primeira etapa de vida.

Por fim, a mudança no nome do projeto para Renda Brasil marcará decisivamente as ações sociais de Jair Bolsonaro.

Segundo especialistas, ao reformular a nomenclatura que está em uso desde 2003, na época do governo petista, o presidente estaria utilizando de uma estratégia de marketing para pode ser aproximar dos eleitores de classes mais baixas.

Segundo pesquisas, a maioria das intenções de votos de Bolsonaro vem da classe A e B, enquanto as pessoas cadastradas no Bolsa Família se localizam entre a classe D.

A primeira proposta do atual governo para poder beneficiar os cadastrados ocorreu em dezembro de 2019 por meio da liberação do 13º salário.

O valor foi liberado como uma espécie de gratificação para as 13 milhões de famílias participantes do programa e movimentou bilhões na economia nacional. Foi a primeira vez em que o auxílio contou com uma parcela extra e espera-se que o mesmo ocorra este ano.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.