Bolsa Família sofrerá fortes mudanças para ser uma ‘marca social’ do Governo, diz especialista

As mudanças no Bolsa Família têm virado motivo de debate entre especialistas. Nessa semana, a colunista Miriam Leitão publicou um artigo falando sobre as intenções do atual presidente, Jair Bolsonaro, em modificar o nome do programa. Segundo a profissional, trata-se de uma ação de marketing que visa construir uma marca social, até então inexistente em seu governo.

Bolsa Família será mudado para se tornar marca social do governo, diz especialista
Bolsa Família será mudado para se tornar marca social do governo, diz especialista

Miriam defende que mesmo após um ano de gestão, essa é a primeira vez em que Bolsonaro coloca projetos sociais em sua agenda. Nos primeiros 12 meses de mandato, o presidente estava concentrado em mudanças no sistema previdenciário e trabalhistas.

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Ela defende que “a tentativa de tentar faturar politicamente com o programa mudando o seu rótulo é ruim”.

Entretanto, ressalta que caso o interesse de fato seja o aperfeiçoamento, será uma ótima oportunidade para as 13 milhões de famílias beneficiárias.

Mudanças propostas para o Bolsa Família

Entre os projetos que estão sendo trabalhados para o Bolsa Família, o ministro Osmar Terra já anunciou o aumento dos benefícios básicos que passarão a ser de R$ 100 e R$ 200 a depender da situação financeira dos cadastrados.

Além disso, o projeto contará com novos auxílios, esses destinados para crianças que apresentarem um bom desempenho escolar.

A medida será liberada caso a escola comprove que o aluno finalizou o ano letivo com uma frequência de participação acima de 75% e um média acima de 7.

Segundo Bolsonaro, a ação tem como objetivo incentivar os pais a estimulares a educação de seus filhos. O presidente defende que com o crescimento no pagamento, haverá maiores cobranças por parte dos responsáveis.

Outro novo pagamento será destinado aos jovens que participarem de olimpíadas esportivas e acadêmicas. Além disso, crianças de até 6 meses terão suas bolsas reajustadas para valores maiores.

As quantias de cada modalidade ainda não foram divulgadas, mas deverão entrar em vigor ainda esse semestre.

Por fim, a principal mudança capaz de gerar uma boa imagem ao governo bolsonarista é a mudança no nome do programa que passará a se chamar Renda Brasil.

Quanto a isso, Miriam defende que trata-se de uma estratégia que dará a impressão de que a gestão reformulou o funcionamento do programa. A nova nomenclatura será responsável por registrar a marca social de Jair Bolsonaro.

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Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.