Boleto do IPVA MS 2020 é visto como oportunidade para golpes; saiba como se prevenir

Proprietários de veículos automotivos devem ficar atentos ao pagamento do boleto IPVA  MS 2020. Durante este período do ano, no qual há este tipo de dívida sendo cobrada, o número de golpes tende a aumentar.

Boleto do IPVA MS 2020 é visto como oportunidade para golpes; veja como se prevenir
Boleto do IPVA MS 2020 é visto como oportunidade para golpes; veja como se prevenir

Para contornar este situação, a Secretaria de Fazenda do estado (Sefaz) divulgou comunicado à imprensa alertando sobre a existência de boletos falsos de recolhimento.

Leia também: IPVA MS 2020 permite descontos vantajosos; confira!

A Sefaz detalha que nesta época é muito comum circular nas redes sociais diversas informações de contribuintes que afirmam ter recebido boletos falsos para pagamento do tributo.

Neste ano, o governo disponibilizou o acesso ao boleto IPVA MS 2020 via internet. Os pagamentos podem ser realizados em duas modalidades, sendo de forma à vista com desconto de 15% ou parcelado em até cinco vezes.

O interessado deve ficar atento às datas de vencimento: a segunda parcela vence em 28 de fevereiro, a terceira em 31 de março, a quarta em 30 de abril e a última em 29 de maio. A data de pagamento do IPVA, seja em cota única ou parcelado, não tem relação com a placa do veículo.

Como evitar os golpes do boleto IPVA MS 2020

A Sefaz dá algumas dicas para os contribuintes não caírem em golpes e detalha pontos que podem atestar a vericidade dos guias de pagamento.

Para realizar esta conferência é preciso identificar o canhoto nos detalhes impressos na frente e no verso; confira:

FRENTE DO BOLETO IPVA MS 2020:

1- Janela com informações, instruções para pagamento do IPVA e verificação de autenticidade do documento: nela contém informações sobre a notificação para pagamento do IPVA, prazo de impugnação, opções de pagamento do imposto, como obter segunda via do Documento de Arrecadação (DAEMS), onde obter informações sobre o imposto e onde efetuar pagamentos em atraso e conferência do Documento de Arrecadação do IPVA.

2- Mensagens do Governo do Estado do MS

3- Janela com dados do destinatário

4- Contém o nome do contribuinte e o endereço de correspondência do mesmo.

5- Janela para uso dos Correios: contém campos para justificativa do motivo de não entrega da correspondência, bem como a data e a assinatura do responsável.

VERSO DO BOLETO IPVA MATO GROSSO DO SUL

O verso do documento é composto de 7 canhotos, com as datas e códigos de barra para o pagamento parcelado e, também detalha os pontos referentes a primeira parcela.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!