Proprietários de veículos automotivos devem ficar atentos ao pagamento do boleto IPVA MS 2020. Durante este período do ano, no qual há este tipo de dívida sendo cobrada, o número de golpes tende a aumentar.
Para contornar este situação, a Secretaria de Fazenda do estado (Sefaz) divulgou comunicado à imprensa alertando sobre a existência de boletos falsos de recolhimento.
Leia também: IPVA MS 2020 permite descontos vantajosos; confira!
A Sefaz detalha que nesta época é muito comum circular nas redes sociais diversas informações de contribuintes que afirmam ter recebido boletos falsos para pagamento do tributo.
Neste ano, o governo disponibilizou o acesso ao boleto IPVA MS 2020 via internet. Os pagamentos podem ser realizados em duas modalidades, sendo de forma à vista com desconto de 15% ou parcelado em até cinco vezes.
O interessado deve ficar atento às datas de vencimento: a segunda parcela vence em 28 de fevereiro, a terceira em 31 de março, a quarta em 30 de abril e a última em 29 de maio. A data de pagamento do IPVA, seja em cota única ou parcelado, não tem relação com a placa do veículo.
Como evitar os golpes do boleto IPVA MS 2020
A Sefaz dá algumas dicas para os contribuintes não caírem em golpes e detalha pontos que podem atestar a vericidade dos guias de pagamento.
Para realizar esta conferência é preciso identificar o canhoto nos detalhes impressos na frente e no verso; confira:
FRENTE DO BOLETO IPVA MS 2020:
1- Janela com informações, instruções para pagamento do IPVA e verificação de autenticidade do documento: nela contém informações sobre a notificação para pagamento do IPVA, prazo de impugnação, opções de pagamento do imposto, como obter segunda via do Documento de Arrecadação (DAEMS), onde obter informações sobre o imposto e onde efetuar pagamentos em atraso e conferência do Documento de Arrecadação do IPVA.
2- Mensagens do Governo do Estado do MS
3- Janela com dados do destinatário
4- Contém o nome do contribuinte e o endereço de correspondência do mesmo.
5- Janela para uso dos Correios: contém campos para justificativa do motivo de não entrega da correspondência, bem como a data e a assinatura do responsável.
VERSO DO BOLETO IPVA MATO GROSSO DO SUL
O verso do documento é composto de 7 canhotos, com as datas e códigos de barra para o pagamento parcelado e, também detalha os pontos referentes a primeira parcela.