Pego no malha fina do IRPF? Veja o lote da restituição agora

Alguns dos contribuintes na Receita Federal são pegos na malha fina do IRPF, caso isso tenha acontecido saiba como consultar o lote de restituição que foi divulgado pela Receita Federal nesta quarta-feira (8).

Pego no malha fina do IRPF? Consulte lote da restituição
Pego no malha fina do IRPF? Consulte lote da restituição

O lote disponibilizado para consulta é referente ao Imposto de Renda de 2008 a 2019, de pessoas que tinham caído na malha fina do IRPF e regularizaram suas despesas.

Leia também: IRPF 2020: veja até quando entregar o documento

O órgão afirmou que serão, ao todo, 185.891 contribuintes que receberão o crédito em suas contas. Para isso será desembolsado em torno de R$725 milhões em restituições. 

Neste lote serão realizados os pagamentos para 8.010 idosos acima de 80 anos, 36.161 entre 60 a 79 anos, 4.412 possuem alguma deficiência física, mental ou doença grave e 9.387 tem no magistério a sua maior fonte de renda. 

Aqueles cidadãos interessados em receber o valor da restituição poderão consultar no site da Receita, lá está disponível a lista com os nomes dos contribuintes que terão direito.

A consulta pode ser realizada por meio do Receitafone, para isso é só ligar no número 146. Isso pode ser feito também no aplicativo Pessoa Física para tablets e smartphones,nos quais o usuário podem acompanhar as restituições e ter acesso a todas as informações.

O reembolso será depositado no dia 15 de janeiro na conta bancária que o contribuinte indicou em sua declaração. 

O valor que será depositado é corrigido pela taxa básica de juros, Selic, que foi acumulada entre a entrega da declaração até agora. Porém depois de cair na conta esse saldo não recebe mais nenhum acréscimo. 

Os percentuais variam conforme os anos, para as declarações que caíram na malha fina do IRPF em 2019 serão de 4,77%. Já para as declarações que foram entregues em 2008 o percentual é de 113,05%.  

Se o contribuinte tem direito ao ressarcimento e não tiver o crédito depositado, é necessário ir a uma agência do Banco do Brasil ou ligar nos telefones 4004-0001, para as capitais e  0800-729-0001, para os outros locais. Há também um telefone exclusivo para deficientes auditivos no 0800-729 -0088.

O dinheiro ficará disponível para saque pelo período de um ano. Caso o beneficiário não resgatar neste prazo, ele deverá solicitar novamente pelo site. 

Para isso basta ir em “formulário eletrônico” e depois em “pedido de pagamento de restituição” ou no e-CAC, em “extrato do processamento da DIRPF”.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!