Inscrições do Bolsa Família: Saiba os documentos obrigatórios

Muitas famílias gostariam de fazer o seu cadastro Bolsa Família, mas não sabem quais são os documentos solicitados para realizar essa inscrição. Documentos estes, imprescindíveis para comprovar a necessidade em receber o salário. 

Cadastro Bolsa Família: quais documentos necessários para inscrição?
Cadastro Bolsa Família: quais documentos necessários para inscrição?

O programa Bolsa Família foi criado no ano de 2003. Idealizado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que propôs uma junção de outros benefício para compor o programa.

Leia também: Verba do 13° do Bolsa Família vira polêmica sobre uso do dinheiro público

O Bolsa Família faz a transferência de renda e atende as famílias que se encontram em situação de extrema pobreza com renda mensal de R$ 89,00 e famílias em situação de pobreza, com renda entre 89,01 reais e 178,00 reais mensais.

Para fazer parte do cadastro Bolsa Família é necessário se inscrever no Cadastro Único, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade em que mora. 

A família precisa ter um responsável que deve garantir a atualização das informações de todos os membros da família. Esta pessoa precisa ser maior de 16 anos.

Documentos para cadastro do Bolsa Família

  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de identidade; Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de eleitor;
  • Comprovante de residência.

Família indígenas e quilombolas são exceções. As famílias indígenas pode apresentar o CPF, o título de eleitor, mas também o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) ou outros documentos de identificação, como certidão de casamento, RG e carteira de trabalho.

Já os quilombolas podem apresentar o CPF, o título de eleitor ou outros documentos de identificação como certidão de nascimento, certidão de casamento, RG ou carteira de trabalho.

Caso um dos integrantes não tenha documentos, o entrevistador deve preencher a ficha e depois encaminhar a pessoa para tirar os documentos. Se o cidadão não tem registro, a primeira via da certidão é de graça.

Enquanto o documento não for apresentado pelas famílias não é possível participar do programa.

Os beneficiários que entrarem no sistema deverão cumprir algumas obrigações para evitar o bloqueio e cancelamento do benefício.

Como a frequência nas aulas de crianças e adolescentes. Alunos entre 6 a 15 anos devem frequentar 85% das aulas e os jovens de 16 a 17 anos devem ter frequência de 75%.

As famílias devem manter o calendário de vacinação das crianças menores de 7 anos em dia. Além disso, é preciso fazer o acompanhamento da saúde, crescimento dos pequenos.

Se entre os membros, houver gestante, ela precisa fazer o acompanhamento da gestação. Tudo isso para manter o cadastro no Bolsa Família e não ser cortado. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!