O Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS) lançou um projeto para facilitar a vida dos aposentados e pensionistas que não desejam receber propostas de serviços financeiros. Intitulado de “Não PertuRbe”, o portal online permite que o cadastrado impeça os bancos de entrarem em contato para fornecer propostas de crédito consignado.
Para poder utilizar, basta acessar o site “Não me Perturbe” e criar um registro por meio da documentação pessoal. Dados como nome completo, CPF, e-mail e senha serão necessárias para criar um login.
Leia também: Atrasos no INSS repercutem com polêmicas nos benefícios
Após criar a conta é só solicitar o bloqueio selecionando as instituições financeiras que desejar, sendo elas:
Agibank, Banco Alfa, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banrisul, Bari, Bradesco, BMG, BRB, BV, Caixa, Cetelem, CCB Brasil, Digio, Daycoval, Facta Financeira, Financeira Alfa, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil, Olé, PAN, Paraná Banco, Safra, Santander, Sicredi, Zema Financeira.
O INSS dá um prazo de até 30 dias, após a data de solicitação, para que o bloqueio seja devidamente registrado.
Com a ação, o instituto espera que os seus assegurados parem de receber propostas de atividade de marketing ativo, oferta comercial, sugestões de contratos de empréstimo pessoal com pagamento mediante desconto direto no benefício, entre outros.
O instituto reforça que a medida só funcionará por meio do site citado e não contará com demais ferramentas, como aplicativos, e-mails, entre outras.
Caso o assegurado receba algum convite de cadastro deve saber que é uma fraude, pois o INSS não vai solicitar os dados dos pensionistas. A ação é opcional e voluntária. Isso significa que vai beneficiar apenas para aqueles que tiverem interesse no serviço.
Recomendações de segurança do INSS para evitar fraudes
Aqueles que desejarem solicitar a modalidade devem procurar os bancos de interesse. O INSS ressalta a importância de manter os dados pessoais em sigilo e não repassar informações de benefícios por ligação ou meios eletrônicos, para evitar fraudes.
Além disso, o aposentado ou pensionista deve manter o cartão e sua senha do banco privados e não emprestar para terceiros, nem mesmo parentes e amigos. Em caso de golpe, é necessário entrar em contato com a Ouvidoria do INSS por meio da Central de Teleatendimento 135 ou pelo Portal.