As famílias que recebem o Bolsa Família têm direito ao cartão material escolar dependendo do estado. O benefício tem como objetivo fornecer auxílio para que os pais possam fazer as compras escolares. Veja as dicas para utilizar o dinheiro da melhor forma.
O programa cartão escolar, se iniciou no Distrito Federal e está sendo expandido para o Brasil. O objetivo é que com esse incentivo financeiro as crianças e jovens permaneçam na escola.
Leia também: Troca do Bolsa Família deve ser proclamada marca social de Bolsonaro
O dinheiro é depositado todo mês de janeiro para as famílias comprarem os materiais escolares. Na capital, o valor pago é de R$320, para aqueles que têm crianças matriculadas no ensino fundamental e R$240 para os alunos do ensino médio.
Como usar o cartão material escolar do Bolsa Família da melhor forma:
Materiais reutilizáveis
Alguns materiais como réguas, tesouras, estojos e até mochilas podem ser reutilizados, caso estejam em bom estado, fazendo com que o dinheiro possa ser utilizado para comprar outros materiais.
Defina a lista
Normalmente, as escolas enviam listas dos materiais necessários para o ano, porém nem tudo que está estabelecido na lista cabe no seu orçamento. Então, é preciso definir a lista dos materiais que serão comprados com prioridade, como lápis, borracha e itens que são muito utilizados.
Pesquisa de preços
Realizar uma comparação de preços em lojas físicas ou lojas da internet. É preciso comparar os preços das marcas e ver qual o melhor custo benefício. Já que o material deve durar até o final do ano.
Priorize alguns materiais
É preciso priorizar os materiais como lápis, borracha e cadernos. Isso pois são materiais muito utilizados pelos alunos. Além disso, é necessário fazer um estoque desses itens, pois podem se desgastar ao longo do ano.
Vale lembrar que o cartão de material escolar não pode ser utilizado em qualquer loja para a compra, ele deve ser usado em lojas credenciadas no programa. Após receber o cartão, as famílias têm um prazo de até 45 dias para realizar as compras.
Podem receber o dinheiro às famílias que tenham crianças e adolescentes entre as idades de 4 a 17 anos, e que tenham frequência escolar.
As famílias cadastradas no programa Bolsa Família, que não recebem esse benefício, podem procurar o CRAS de sua cidade e solicitar o seu cartão.