Troca do Bolsa Família deve ser proclamada marca social de Bolsonaro

Pautas sociais serão o foco do Governo Federal em 2020. Após um primeiro ano conturbado e cheio de modificações, como a reforma da previdência, o presidente Jair Bolsonaro está trabalhando para recuperar sua popularidade através de medidas sociais. Sua agenda para este ano terá como prioridade o desenvolvimento de projetos para a população mais pobre do Brasil. Incluindo, a troca do Bolsa Família por um programa que fique ligado ao seu mandato.

Troca do Bolsa Família deve ser proclamada marca social de Bolsonaro
Troca do Bolsa Família deve ser proclamada marca social de Bolsonaro

Já no fim de 2019 Bolsonaro deu algumas pistas de que estaria de olho na parcela mais pobre da sociedade. A liberação do 13º salário do Bolsa Família foi a primeira medida onde o presidente pôde se aproximar desse grupo de eleitores.

Leia também: Calendário Bolsa Família 2020: entenda como funciona

Desde então, já anunciou seu desejo de trocar o nome do programa para ‘Renda Brasil’ e informou também que desejará conceder mais benefícios para os cadastrados. Uma das propostas já divulgada é a de meritocracia para as crianças que tenham um bom rendimento escolar.

Bolsonaro pretende trazer auxílios extras para as famílias que possuam crianças com boas notas e que estejam participando de atividades esportivas ou olimpíadas acadêmicas. Segundo ele, trata-se de uma forma de incentivar os pais a monitorarem e exigirem mais dos filhos no que diz respeito aos estudos.

Além disso, ele também falou sobre uma ampliação do programa para atender ainda mais famílias e fornecer novos serviços. Sobre isso, Onyx Lorenzoni, ministro da Casal Civil, informou que estão sendo estruturados novos projetos para priorizar o desenvolvimento dos jovens em situação de vulnerabilidade.

“ Vamos apresentar a qualificação dos ‘nem-nem’, que são milhões de jovens que não trabalham nem estudam. E também estamos trabalhando para dar um suporte melhor para o Criança Feliz”, afirmou.

O Criança Feliz é um programa de visitação domiciliar voltado para o desenvolvimento infantil.

A troca do Bolsa Família por um programa com novo nome, métodos aprimorados e regras mais modernas, funcionaria como uma forma de desvincular o Bolsa do governo Lula. Já que foi o ex presidente quem deu o ponta pé inicial no projeto.

Devido a um primeiro ano marcado por reformas, cortes de benefícios e reformulação no processo de inscrição. As melhorias deixariam os processos mais mansos para o governo.

Segundo dados do CNI/Ibope, divulgados em dezembro de 2019, a porcentagem de brasileiros que considera a gestão de Bolsonaro ótima ou boa caiu de 35%, em abril, para 29%. Já aqueles que consideram o governo péssimo ou ruim subiu de 27% para 38% no mesmo período.

Na Datafolha, as pesquisas afirmam que a avaliação positiva do governo é maior entre os brasileiros que ganham mais de cinco salários mínimos e menor entre quem ganha menos de dois salários.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.