Isenção IPTU Salvador 2020: último dia para hóteis aderirem ao benefício

Encerra-se hoje (10) o prazo para que os proprietários de hotéis solicitem a isenção no IPTU Salvador 2020. A medida, anunciada no segundo semestre de 2019, permite que redes de hotéis obtenham descontos no pagamento do tributo a partir de uma série de ações que resultem em lucratividade para a cidade.

Isenção IPTU Salvador 2020: último dia para hóteis aderirem ao benefício
Isenção IPTU Salvador 2020: último dia para hóteis aderirem ao benefício

As marcas hoteleiras estarão isentas de até 40% no valor total do imposto. A cobrança irá variar de acordo com o tamanho do hotel, localização, infraestrutura, etc. Segundo o governo municipal, o desconto poderá chegar a R$ 300 mil ao ano.

Veja também: IPTU, IPVA e dívidas do início de ano: como não ficar endividado?

Para ter direito a isenção do IPTU Salvador 2020, as redes precisam comprovar atividades que tiveram gastos com inovação, requalificação da infraestrutura e modernização das instalações; qualificação do quadro de funcionários e aumento do nível de ocupação.

Os interessados precisam procurar a Prefeitura Municipal e levar todos os documentos que comprovem o preenchimento dos requisitos.

IPTU Salvador 2020

Esse ano o imposto não teve reajustes de valores, tal qual 2019 e foi modificado em 3,27% apenas pelo IPCA de dezembro 2018 a novembro 2019.

A cobrança é destinada a todos aqueles que tenham algum imóvel ou terreno registrados em seu nome e deve ser paga anualmente.

Os valores variam de acordo com o tamanho, localização e avaliação imobiliária do bem. Quanto mais caro seu preço de venda, maior será a taxação do imposto.

As guias de pagamento começaram a ser entregues nos endereços dos imóveis. Entretanto, aqueles que desejarem, conseguem consultar os valores online por meio da emissão da segunda via. Para isso, basta acessar o site da Sefaz municipal. Confira o passo a passo:

·         Acesse o site para emitir a 2ª via IPTU, clique aqui;

·         Clique na opção “Emissão da 2ª via”;

·         Agora, preencha o campo com o número de inscrição da sua propriedade;

·         Selecione o ano que desejado;

·         Preencha o campo com o código de segurança que aparecerá na imagem;

·         Agora, clique na opção “Consultar”;

·         Aparecerá na tela a opção para emitir o boleto IPTU, clique nessa opção e imprima o documento.

O pagamento poderá ser feito tanto nas agências bancárias, quanto por meio dos aplicativos das instituições financeiras. É importante lembrar que, se pagar após a data de vencimento, será necessário repetir o processo e emitir uma terceira via do boleto.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.