Isenção IPTU Salvador 2020: último dia para hóteis aderirem ao benefício

Encerra-se hoje (10) o prazo para que os proprietários de hotéis solicitem a isenção no IPTU Salvador 2020. A medida, anunciada no segundo semestre de 2019, permite que redes de hotéis obtenham descontos no pagamento do tributo a partir de uma série de ações que resultem em lucratividade para a cidade.

Isenção IPTU Salvador 2020: último dia para hóteis aderirem ao benefício
Isenção IPTU Salvador 2020: último dia para hóteis aderirem ao benefício

As marcas hoteleiras estarão isentas de até 40% no valor total do imposto. A cobrança irá variar de acordo com o tamanho do hotel, localização, infraestrutura, etc. Segundo o governo municipal, o desconto poderá chegar a R$ 300 mil ao ano.

Veja também: IPTU, IPVA e dívidas do início de ano: como não ficar endividado?

Para ter direito a isenção do IPTU Salvador 2020, as redes precisam comprovar atividades que tiveram gastos com inovação, requalificação da infraestrutura e modernização das instalações; qualificação do quadro de funcionários e aumento do nível de ocupação.

Os interessados precisam procurar a Prefeitura Municipal e levar todos os documentos que comprovem o preenchimento dos requisitos.

IPTU Salvador 2020

Esse ano o imposto não teve reajustes de valores, tal qual 2019 e foi modificado em 3,27% apenas pelo IPCA de dezembro 2018 a novembro 2019.

A cobrança é destinada a todos aqueles que tenham algum imóvel ou terreno registrados em seu nome e deve ser paga anualmente.

Os valores variam de acordo com o tamanho, localização e avaliação imobiliária do bem. Quanto mais caro seu preço de venda, maior será a taxação do imposto.

As guias de pagamento começaram a ser entregues nos endereços dos imóveis. Entretanto, aqueles que desejarem, conseguem consultar os valores online por meio da emissão da segunda via. Para isso, basta acessar o site da Sefaz municipal. Confira o passo a passo:

·         Acesse o site para emitir a 2ª via IPTU, clique aqui;

·         Clique na opção “Emissão da 2ª via”;

·         Agora, preencha o campo com o número de inscrição da sua propriedade;

·         Selecione o ano que desejado;

·         Preencha o campo com o código de segurança que aparecerá na imagem;

·         Agora, clique na opção “Consultar”;

·         Aparecerá na tela a opção para emitir o boleto IPTU, clique nessa opção e imprima o documento.

O pagamento poderá ser feito tanto nas agências bancárias, quanto por meio dos aplicativos das instituições financeiras. É importante lembrar que, se pagar após a data de vencimento, será necessário repetir o processo e emitir uma terceira via do boleto.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.